PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS
carr. = carreira(s)
corr.= corrente
pbx = ponto baixíssimo
pb = ponto baixo
pa = ponto alto
aum= aumento (2 pa.no mesmo ponto de base) Ponto barra 2×2
1. O Pingorumi é um fio macio, que permite um grande desempenho na confecção de vestuário, o importante é adequar o tamanho da agulha, para que a peça fique maleável e confortável (ao contrário da técnica do amigurumi que precisa de uma trama mais fechada). Faça alguns testes para escolher a agulha que melhor se adapta à sua tensão de pontos.
2. Cada disco do fio possui um jogo de cores alegre e divertido. Isso possibilita uma liberdade enorme na escolha dos detalhes da sua peça. A largura das listras fica a seu critério, como também a escolha das cores para os detalhes. A sugestão é transformar o disco em pequenos novelos ou mesmo tecer de forma livre e aleatória, sem demarcar as cores, o resultado vai ser sempre lindo porque as cores “conversam” entre si.
3. A peça é ensinada por medida, então você pode tecer para cães e gatos de qualquer porte, normalmente esses bichinhos tem a mesma estrutura corporal.
4. Não aperte a sua peça, mas não deixe com folgas excessivas, para que o seu bichinho não tenha a sensação de que a peça está “solta” no corpo. Isso causa desconforto principalmente nos gatinhos, que podem querer tirar a peça.
5. Use a foto da peça como guia, ficará mais fácil de entender cada passo de sua confecção.
EXECUÇÃO
– Tire a medida do pescoço do seu pet, sem apertar. É pelo pescoço da peça que vamos começar.
– Faça um cordão de correntinhas na medida e feche com pbx (cuidado para não torcer o cordão)
– Faça 1 carreira de pa, tecendo 1 pa para cada uma das correntes e feche com pbx.
– Na 2ª carr, inicie o ponto barra 2×2, alternando 2 pa pegos pela frente dos pontos de base e dois por trás do ponto de base (sempre fechando com pbx).
– Você pode tecer 4 carr dessa forma, ou até mais, se tiver tecendo para um pet de porte maior.
– Inicie o corpo fazendo 2 pa e 1 aum e feche com pbx.
– Faça as próximas carreiras em pa até atingir as patinhas do pet, nesse momento você irá tecer duas partes separadas: entre patas e o restante da peça.
– Para isso, você deverá medir a distância entre as duas patinhas do seu pet e pular pontos necessários para caber a largura de cada patinha.
– Você irá tecer, separadamente, entre as patinhas e no restante do corpo, carreiras de ponto alto necessárias para que as patinhas entrem nas mangas da peça (hora de brincar bastante com as cores).
– Para fechar as mangas, circule a peça tecendo nas mangas a quantidade de correntinhas correspondente ao número de pontos que você pulou no início.
– Na próxima carreira, faça pb ao redor de toda a peça, tecendo 1 pa, também, para cada correntinha de finalização das mangas.
– Agora é tecer até atingir o comprimento ideal para o seu pet. Lembre-se que os machos sempre precisam de uma peça mais curtinha na frente, para não molhar na hora do xixi.
– Para isso, você pode trabalhar algumas carreiras a mais na parte das costas, e fazer algumas reduções nas pontas das próximas carreiras para um efeito arredondado.
CAPUZ
– Trabalhe no entorno do pescoço da peça, carreiras de ida e volta em pa até passar aproximadamente 5cm da altura da cabeça do seu pet.
– Você vai começar e acabar as carreiras exatamente no meio do pescoço, na parte da frente.
– Dobre ao meio e faça a união em pb pelo avesso.
ACABAMENTO
– Por fim, faça ponto barra 2×2 na barra da peça e o redor das mangas. O comprimento das barras é com você (considere a altura do seu pet e a temperatura da sua cidade).
– Agora é só arrematar os fios com agulha de tapeçaria.
POR GABI KYRILLOS DO @GABKYRILLOS |
Leave a Reply