Receita Macramê Maranta com Linha Macramê

By Bazar Horizonte 2 anos ago
Home  /  Macramê Passo a Passo  /  Receita Macramê Maranta com Linha Macramê

Material Utilizado:

Linha Macramê 200g nas cores: Papoula 1323/ Vitace 7223/ Rosa Chá 1376
Alça de madeira no formato de sua preferência
Fita métrica

Veja outras receitas sobre Macramê que vão te inspirar ainda mais.

 

ORIENTAÇÕES INICIAIS– O fio escolhido para tecer essa peça foi o Macramê, desenvolvido especialmente para a técnica e sua composição é 100% algodão. Possui ótimo rendimento e uma paleta de cores que possibilita várias combinações.
– A medida final da peça incluindo as alças e franja foi 32cm por 46cm. Lembrando que os nós de macramê possuem uma certa elasticidade.
– Caso queira aumentar a altura da sacola basta cortar os fios maiores do que o indicado no passo a passo e fazer mais carreiras de nós.
– Toda a peça é feita utilizando apenas o nó quadrado, e introduzimos a técnica de aumentos de forma que consiga ir adicionando fios ao longo da bolsa.
– A sacola é iniciada pelas alças e feita separadamente até a 4ª carreira, depois disso vamos unir as duas partes e fazer nós em formato circular.
– Procure fazer os nós mais soltos e todos na mesma tensão com espaços iguais entre si. Isso vai garantir uma peça uniforme e com acabamento caprichado.
– Ao final da apostila você encontra 10 sugestões de cartela de cores para compor sua bolsa com o fio Macramê.
– O material possui um vídeo de apoio bem detalhado para consultar em caso de dúvidas e me coloco à disposição para ajudar.

EXECUÇÃO
– Comece cortando os fios medindo 2 metros cada, da seguinte forma: 7 fios da cor papoula, 4 fios da cor rosa chá e 7 fios da cor vitace.
– Esse corte de fios é suficiente para APENAS 1 lado da bolsa, você terá que tecer dois lados. Ou seja, no total serão 14 fios da cor papoula, 8 fios da cor rosa chá e 14 fios da cor vitace.
1ª carreira: Prenda 4 fios de cada cor na alça. Dobre o fio medindo 2 metros ao meio, ficando com 1 metro cada parte, insira na alça e passe as duas pontas por dentro da laçada que se formou.

– Faça 1 carreira em nó quadrado, finalizando com 6 nós:

2ª carreira: Faça 1 aumento de cada lado da peça usando as cores correspondentes. Pegue o fio dobre ao meio e insira na alça lateral acima no nó da carreira anterior.

– Faça mais 1 carreira em nó quadrado, agora ficando com 7 nós no total. 3ª carreira: Faça mais um aumento de cada lado da peça, da mesma forma da carreira anterior.
– Faça nós quadrados por toda carreira, terminando com 8 nós.

4ª carreira: essa é a última carreira para terminar essa primeira parte onde tecemos separado, e a última carreia de aumentos.
– Faça novamente 1 aumento de cada lado da peça usando a cor das laterais.
– E uma carreira de nó quadrado, finalizando com 9 nós.

– Depois de fazer essa primeira parte em uma das alças, repita o mesmo processo na outra alça.

– Na segunda alça indico começar pela cor oposta da primeira alça. Por exemplo: nessa alça das fotos eu iniciei com a cor vitace e terminei com a cor papoula. Na outra alça começo com a cor papoula e a última cor é a vitace. Desta forma quando unir as duas partes as cores irão coincidir.
5ª carreira: nessa carreira vamos juntar as duas partes que fizemos. Para isso iniciei por uma das laterais pegando dois fios de cada parte e tecendo um nó quadrado. Siga fazendo nós quadrado por toda volta.
6ª a 17ª carreira: repita as carreiras de nós quadrado por toda volta.
Sempre pegando dois fios de cada lado dos nós da carreira anterior

FECHAMENTO DO FUNDO
– Vamos fazer o fechamento do fundo com 2 nós simples usando um fio de cada lado da bolsa.
– Para iniciar, procure o nó central da lateral e deixe de lado os fios fixos desse nó (isso se repetirá também no nó central do outro lado, que será o último). Então siga trabalhando com um fio de cada lado e fechando com 2 nós por todo o fundo.
– Depois que fechar o fundo, arremate cortando as sobras dos fios e deixando 10cm para formar uma franja decorativa.

POR LAU TEIXEIRA DO @LAUTEIXEIRAA

VÍDEO DE APOIO
https://www.youtube.com/watch?v=51NFDeqpPiw&ab

Category:
  Macramê Passo a Passo
this post was shared 0 times
 200
About

 Bazar Horizonte

  (4540 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com