Blusa de Tricô Ônix com Fio Urbano

By Bazar Horizonte 3 anos ago
Home  /  Receitas de Tricô  /  Blusa de Tricô Ônix com Fio Urbano

Material Utilizado:

Fio Urbano (100g) – 9 novelos na cor 8323 (ônix);
Agulha para tricô Círculo de 6,0mm e 7,0mm;
Agulha para tapeçaria Círculo;
Agulha para trança Círculo;
Agulha de gancho Círculo (2 peças);
Papel vegetal;
Lápis;
Tesoura;
Fita métrica

Veja outras receitas sobre Blusa de Tricô que vão te inspirar ainda mais.

EXECUÇÃO 

Tamanho: 38

Abreviaturas:
Acomp.: acompanhando, ag.: agulha, altern.: alternadamente, aprox.: aproximadamente, aum.: aumente, carr.: carreira, comp.: comprimento, cont.: continuidade, dim.: diminuindo, diag.: diagrama, dir.: direita ou direito, esq.: esquerda, j.: juntos, laç.: laçada, m.: meia, nov.: novelo, p.: ponto, pts.: pontos, rep.: repetição ou repetições, rem.: rematar, seg.: seguinte, t.: tricô, tric.: tricote ou tricotado, trab.: trabalho, v.: vezes.

Pontos utilizados no tricô:
Faixa central: siga o diag. 1; p. fantasia com pts. variados A, B, C: siga o diag. 2; parte superior: siga o diag. 3; manga com pts. variados D, E F, G, H: siga o diag. 4; barra 2/2: siga o diag. 5, pipoca gigante: tric. o p. pipoca representado no diag. passando-o para a ag. dir., retorne este p. para a ag. esq. onde será feito o p. pipoca gigante. Tric. neste p. (1 t., 1 laç., 1 t., 1 laç., 1 t.), vire o trab. para o dir. e tric. sobre os 5 pts. anteriores 5 pts. em m., vire a peça para o avesso e tric. sobre os 5 pts. anteriores 5 pts. em t., vire a peça para o dir. e tric. sobre os 5 pts. anteriores 3 pts. j. em m., 2 pts. j. em m., remate estes 2 pts. com 1 mate simples, finalizado o p. pipoca gigante; ms. (mate simples): tire um p. sem fazer em m., 1 m., rem. o p. sem fazer sobre o tric..

Amostra:
Um quadrado de 10cm no p. fantasia com pts. variados (letra C – diag. 2) na ag. 7,0mm = 14 pts. x 18 carr..

 

Execução:

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

Costas:
Faixa central costas: Use o fio Urbano na cor ônix e monte 26 pts. na ag. de tricô de 7,0mm, tric. acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.. À 56cm de comp. do início rem. a faixa. Para a próxima etapa posicione a faixa na horizontal. Parte inferior da faixa: Levante 79 pts. na ag. de 7,0mm e tric. no p. fantasia acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. por (26cm). Rem. todos os pts. Parte superior da faixa: Levante 72 pts. na ag. de 7,0mm e tric. acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. por (19cm). Na carr. seg. dê início a caída dos ombros, rem. de cada lado à cada 2 carr. 9 pts. (2 v.) e 7 pts. (1 v.). À 63cm de comp. desde o início reserve os 22 pts. centrais na ag. de gancho para depois dar cont. à gola. Reserve a peça.

Frente:
Faixa central frente: Use o fio Urbano na cor ônix e monte 26 pts. na ag. de tricô de 7,0mm, tric. acomp. o diag. 1 e os pts. de rep.. À 56cm de comp. do início rem. a faixa. Para a próxima etapa posicione a faixa na horizontal. Parte inferior da faixa: Levante 79 pts. na ag. de 7,0mm e tric. no p. fantasia acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. por (26cm). Rem. todos os pts. Parte superior da faixa: Levante 72 pts. na ag. de 7,0mm e tric. acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. por (12cm). Na carr. seg. dê início ao decote reserve os 12 pts. centrais na ag. de gancho para depois dar cont. à gola. Sobre os 30 pts. de cada lado tric. separadamente, dim. do lado do decote à cada 2 carr. 1 p. (5 v.). À 60cm de comp. do início forme a caída dos ombros, rem. de cada lado à cada 2 carr. 9 pts. (2 v.) e 7 pts. (1 v.). Reserve a peça.

Manga:
Use o fio Urbano na cor ônix e monte 55 pts. na ag. de tricô de 7,0mm, inicie a peça pela parte superior, tric. acomp. o diag. 4 e os pts. de rep. da seg. maneira: 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D), 4 pts. (F), 2 pts. (D), 4 pts. (F), 3 pts. (D), 9 pts. (E – 1ª etapa), 3 pts. (D), 4 pts. (F), 2 pts. (D), 4 pts. (F), 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D). Na 25ª carr., na coluna (F) aum. de cada lado da trança 2 pts. ( 4 pts. por em cada faixa -F), total de 71 pts.. Prossiga acomp. o diag. 4 e os pts. de rep. da seg. maneira: 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D), 8 pts. (G), 2 pts. (D), 8 pts. (G), 3 pts. (D), 9 pts. (E – 1ª etapa), 3 pts. (D), 8 pts. (G), 2 pts. (D), 8 pts. (G), 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D), 2 pts. (H), 2 pts. (D). À 38cm de comp. do início pelo avesso da peça dim. 21 pts. altern., total de 50 pts.. Mude para a ag. de tricô de 6,0mm, finalize fazendo o punho em p. de barra 2/2 acomp. o diag. 5 e os pts. de rep. por (6cm). Rem. todos os pts., faça a outra manga igual e reserve-as. Babado ao redor da manga: Use o fio Urbano na cor ônix e monte 62 pts. na ag. de tricô de 6,0mm, inicie a peça pela parte inferior, tric. em p. de barra 2/2 acomp. o diag. 5 e os pts. de rep.. À 6cm de comp. do início rem. todos os pts. Faça a outra peça igual e reserve-as.

Montagem e acabamentos:
Use a ag. de tapeçaria e o fio Urbano na cor ônix, feche o ombro esq. (25cm), deixe o ombro dir. aberto para facilitar a execução da gola.

Gola:
Use o fio Urbano na cor ônix e levante na ag. de tricô de 6,0mm, 17 pts. na lateral do decote lado dir., recoloque na ag. os 22 pts. reservados na ag. de gancho , levante 17 pts. na lateral do decote lado esq., e recoloque os 12 pts. reservados da outra ag. de gancho, total de 68 pts.. Tric. em p. de barra 2/2 acomp. o diag. 5 e os pts. de rep. por (5cm). Rem. todos os pts., deixando uma sobra do fio de aprox. (50cm). Transpasse este fio na ag. de tapeçaria feche a gola (5cm) e o ombro dir. (25cm).

Finalização:
Retorne para a ag. de tapeçaria, feche as laterais da peça (41cm), deixando a abertura das cavas de (19cm), feche as mangas (44cm) e costure-as ao redor das cavas. Ao redor de cada cava pregue o babado.

 

Artesã: Mariane Machado (206330)

Category:
  Receitas de Tricô
this post was shared 0 times
 300
About

 Bazar Horizonte

  (4446 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com