Lã Merino: Sua utilização no Tricô Gigante, com Agulhas e Feltragem

By Bazar Horizonte 5 anos ago
Home  /  Notícias  /  Lã Merino: Sua utilização no Tricô Gigante, com Agulhas e Feltragem

A Lã merino é muito conhecida pelas suas características térmicas, então sempre que pinta o outono/inverno elas entram em pauta. Além de sua suavidade e propriedades antimicrobianas, a lã de merino está cada vez mais sendo requisitada na confecção.

Esta fibra natural é obtida através de uma raça bastante específica de carneiros que produzem a melhor lã do mundo: Merino.

Se a moda de vestuário outono/inverno tem todo um ar de sofisticação e elegância, a decoração da próxima estação deixa a casa mais aconchegante.

A extrema qualidade e características únicas tornam este material perfeito para a fabricação das mais diversas roupas e acessórios, principalmente quando eles são produzidos visando a performance.

A lã merino é vendida por kg, não por metro como os outros fios em geral, e sua cor natural é bem parecida com off-white. Porém também é possível encontrar a lã tingida em outros tons.

Quanto aos cuidados, é indicado que a lã seja lavada com shampoo ou sabonete neutro. Não é recomendável esfregar, torcer, água quente e secadora!

Vantagens da Lã Merino

Aquecimento

Para isolamento térmico a lã merino é excelente e consegue reter o ar entre suas fibras. Resultando em melhor proteção e retenção do calor do próprio corpo.

Resistência

As fibras de lã são constituídas de moléculas de uma proteína chamada queratina, que também está presente em nossa própria pele e nos fios de cabelos. Isso significa que a fibra de lã tem uma extrema capacidade de ser dobrada, flexionada e esticada em qualquer direção garantindo às roupas resistência.

Conforto

A lã merino é extremamente macia ao toque e não dá coceiras, proporcionando o máximo de conforto ao usuário. Esta lã especificamente tem as fibras com diâmetro bem menor, por causa disso, elas são também muito mais flexíveis e macias, perfeitas para as pessoas com pele sensível.

Utilização da Lã Merino

Lã Merino para o Tricô

Esse tipo de lã  é macia, resistente, durável, não costuma causar reações alérgicas, aceita bem o tingimento e retém a forma depois de blocada. Por isso, pode ser usada em todos os tipos de peças de vestuário, como blusas, meias, luvas, gorros etc. No entanto, sua maciez pode facilitar a criação de pilling, que são aquelas bolinhas que aparecem na lã conforme o uso, principalmente em áreas que sofrem mais atrito, como as axilas e os punhos.

 

Lã Merino Para Tricô Gigante

Também conhecido como maxicrochê, o tricô gigante tem decorado muitos lares brasileiros.

A técnica se diferencia um pouco do tricô tradicional, pois os pontos são feitos em proporções bem maiores, inclusive os materiais são “gigantes”.

A beleza desse tricô enche os olhos à primeira vista. Os pontos grandes dão um ar de rusticidade e conforto, além de combinar muito com qualquer decoração.

 

 

 

No canal Love it By Alice, ela ensina o passo a passo para fazer o tricô gigante e aqui você encontra as Lãs Merino Gigantes:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=sG4ESEUyXw4[/embedyt]

 

Lã Merino para Feltragem

Primordialmente, várias tribos utilizavam a técnicas para produzir artesanalmente os vestuários, tapetes, tecidos e artefatos. Contudo, a feltragem é utilizada exclusivamente com a lã do carneiro.

A técnica consiste em transformar a lã cardada em feltro, não apenas para produzir o tecido como também para criar objetos feltrados.

 

Conheça um pouco mais sobre Feltragem

Existem dois tipos de feltragem. Porém, a mais conhecida é a molhada. Nesta modalidade as fibras naturais da lã são lubrificadas e friccionadas continuamente com água e sabão até serem feltradas.

Analogamente, a feltragem seca, também conhecida como feltragem com agulha, é usada para transformação da lã.

Todo material para feltragem como agulhas e lãs especiais para feltragem você encontra em nossa loja virtual!

 

Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 100
About

 Bazar Horizonte

  (4446 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com