Tapete Flor Vermelha em Trapilho
Pelo blog Parceiro – Eu também crocheto
(Crochet em Trapilho Fio de Malha)
Material:
Agulha Número 10
Fio de malha vermelho
Execução:
Trabalhei com agulha 10, embora o meu fio estampado fosse mais grosso do que o vermelho usado na base. Gastei 1 rolo de 1Kg no estampado e no vermelho não sei bem, pois primeiro fiz a flor e depois de um tempo é que fiz o tapete. Já não tinha mais o fio da flor e peguei outro do mesmo tom, mas era mais fino. Deste gastei menos de 1 rolo.
1. Fazer a flor seguindo o gráfico abaixo: depois de fazer os pontos altos num anel mágico, subir para a próxima carreira, fazendo 1 ponto baixo – 10 correntes – “subir” com ponto baixíssimo 5 correntes e “descer” sobre este pontos baixíssimo, fazendo em cada um os 5 grupos de 2 pontos altos indicados no gráfico – prende-se à base com 1 ponto baixo. Repetir até completar as 12 pétalas. Depois ajeitar as pétalas. Não sei se é assim que se faz, mas eu fiz desta forma e deu certo. Fica uma flor bem grande!
2. Fazer a base em cima da qual vai repousar e prender-se a flor. Eu fiz 5 voltas em ponto alto e prendi a flor na sexta volta, mas isso depende da grossura do seu fio. A flor vai sendo presa pelas pontas e com ponto baixíssimo, à medida em que se faz a carreira de pontos altos.
3. Depois da flor presa, continua-se fazendo as carreiras seguintes do tapete. Pode continuar só em carreiras de pontos altos por todo o tapete, seguindo a lógica dos aumentos da base já feita, ou pode fazer umas carreiras com “abertos” como eu fiz. Então, veja na foto abaixo que na carreira seguinte à flor eu fiz:
a) 1 carreira de pontos altos (estampado);
b) 1 carreira de pontos altos (vermelho), pegando só na alça de trás da carreira anterior; c) 1 carreira de pontos altos (estampado), pegando só na alça de trás da carreira anterior;
d) 1 carreira em vermelho: 1 p. alto – 2 correntes – pulei um ponto da base – 1 ponto alto. Repetir até ao final e sempre pegando só na alça de trás da carreira anterior para fazer os pontos altos;
e) Outra carreira em vermelho: 3 pontos altos em cada intervalo de correntes da volta anterior e sempre pegando só na alça de trás da carreira anterior;
f) Em estampado: 1 ponto alto entre cada grupo de 3 pontos altos da carreira anterior – 3 correntes. Repetir até ao final;
g)Também em estampado: repetir a carreira e);
h) e i) Em vermelho: 2 carreiras de pontos altos, sempre pegando só na alça de trás da carreira anterior.
Não se esqueça de fazer os aumentos que achar necessários nas carreiras de pontos altos e isso vai depender muito da grossura dos seus fios: se começar a encurvar significa que fez aumentos de menos e, se começar a embabadar (fazer gomos), significa que fez aumentos demais.
4. Abaixo, o gráfico do bico que eu fiz:
Excelente trabalho de: Helena Maria Caldas
Você querendo conhecer mais sobre o trabalhos visite seu Blog: helenacc.blogspot.com.br
Lindo.
Bom dia Edinir,que bom que gostou. Todo dia tem um post novo no blog.
Bazar Horizonte.
gostaria de receber os seus modelos, estou aprendendo agora, acho muito lindo os tapetes de fio de malha e de barbante também..
Bom dia Fatima,
realmente esses tapetes são muito bons.
em nosso site exite várias revistas para aprender essa técnica da uma olhadinha nesse link.
http://busca.bazarhorizonte.com.br/?buscaAnterior=revista+fio+de+malha&busca=revista+tapete
Bazar Horizonte.
Tudo tão lindo… ^^ Amo Crochê