A Lã merino é muito conhecida pelas suas características térmicas, então sempre que pinta o outono/inverno elas entram em pauta. Além de sua suavidade e propriedades antimicrobianas, a lã de merino está cada vez mais sendo requisitada na confecção.
Esta fibra natural é obtida através de uma raça bastante específica de carneiros que produzem a melhor lã do mundo: Merino.
Se a moda de vestuário outono/inverno tem todo um ar de sofisticação e elegância, a decoração da próxima estação deixa a casa mais aconchegante.
A extrema qualidade e características únicas tornam este material perfeito para a fabricação das mais diversas roupas e acessórios, principalmente quando eles são produzidos visando a performance.
A lã merino é vendida por kg, não por metro como os outros fios em geral, e sua cor natural é bem parecida com off-white. Porém também é possível encontrar a lã tingida em outros tons.
Quanto aos cuidados, é indicado que a lã seja lavada com shampoo ou sabonete neutro. Não é recomendável esfregar, torcer, água quente e secadora!
Vantagens da Lã Merino
Aquecimento
Para isolamento térmico a lã merino é excelente e consegue reter o ar entre suas fibras. Resultando em melhor proteção e retenção do calor do próprio corpo.
Resistência
As fibras de lã são constituídas de moléculas de uma proteína chamada queratina, que também está presente em nossa própria pele e nos fios de cabelos. Isso significa que a fibra de lã tem uma extrema capacidade de ser dobrada, flexionada e esticada em qualquer direção garantindo às roupas resistência.
Conforto
A lã merino é extremamente macia ao toque e não dá coceiras, proporcionando o máximo de conforto ao usuário. Esta lã especificamente tem as fibras com diâmetro bem menor, por causa disso, elas são também muito mais flexíveis e macias, perfeitas para as pessoas com pele sensível.
Utilização da Lã Merino
Lã Merino para o Tricô
Esse tipo de lã é macia, resistente, durável, não costuma causar reações alérgicas, aceita bem o tingimento e retém a forma depois de blocada. Por isso, pode ser usada em todos os tipos de peças de vestuário, como blusas, meias, luvas, gorros etc. No entanto, sua maciez pode facilitar a criação de pilling, que são aquelas bolinhas que aparecem na lã conforme o uso, principalmente em áreas que sofrem mais atrito, como as axilas e os punhos.
Lã Merino Para Tricô Gigante
Também conhecido como maxicrochê, o tricô gigante tem decorado muitos lares brasileiros.
A técnica se diferencia um pouco do tricô tradicional, pois os pontos são feitos em proporções bem maiores, inclusive os materiais são “gigantes”.
A beleza desse tricô enche os olhos à primeira vista. Os pontos grandes dão um ar de rusticidade e conforto, além de combinar muito com qualquer decoração.
No canal Love it By Alice, ela ensina o passo a passo para fazer o tricô gigante e aqui você encontra as Lãs Merino Gigantes:
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=sG4ESEUyXw4[/embedyt]
Lã Merino para Feltragem
Primordialmente, várias tribos utilizavam a técnicas para produzir artesanalmente os vestuários, tapetes, tecidos e artefatos. Contudo, a feltragem é utilizada exclusivamente com a lã do carneiro.
A técnica consiste em transformar a lã cardada em feltro, não apenas para produzir o tecido como também para criar objetos feltrados.
Conheça um pouco mais sobre Feltragem
Existem dois tipos de feltragem. Porém, a mais conhecida é a molhada. Nesta modalidade as fibras naturais da lã são lubrificadas e friccionadas continuamente com água e sabão até serem feltradas.
Analogamente, a feltragem seca, também conhecida como feltragem com agulha, é usada para transformação da lã.
Todo material para feltragem como agulhas e lãs especiais para feltragem você encontra em nossa loja virtual!
Leave a Reply