Receita Top Júpiter de Crochê com o Fio Fitonê
O Top Júpiter é uma peça leve, moderna e perfeita para os dias mais quentes. Feito em crochê com o fio Fitonê, ele possui um ponto fantasia simples e elegante, ideal para quem está iniciando e quer criar uma peça de vestuário cheia de estilo. Versátil, pode ser usado tanto na praia quanto em looks casuais do dia a dia, trazendo um toque artesanal e delicado ao visual.
Materiais
- 4 novelos do Fio Fitonê – Cor 8023 (Estelar)
- Agulha para crochê nº 6,0mm
- Papel vegetal
Abreviaturas
ag.: Agulha • p.: Ponto • laç.: Laçada • nov.: Novelo • v.: Vezes • carr.: Carreira • rem.: Remate • dim.: Diminuição • aum.: Aumento • p. a.: Ponto alto • p. bx.: Ponto baixíssimo • p. b.: Ponto baixo
Modo de Fazer
Tamanho: 38
Nível de dificuldade: Iniciante
Pontos utilizados e abreviaturas: As indicações entre ( ) são as abreviaturas usadas na receita. Agulha (ag.). Ponto (p.), Laçada (laç.), Novelo (nov.), Vezes (v.). Carreira (carr.), Remate (rem.), Diminuição (dim.), Aumento (aum.), Ponto alto (p. a.). Ponto baixíssimo (p. bx.): Introduza a agulha, laç., puxe o p. e passe diretamente no p., da agulha. Ponto baixo (p. b.): introduza a agulha laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p. Ponto fantasia: 1ª carr.: toda em ponto baixo. 2ª carr.: *1 p. b. no p. b. da carr., 1 p. b. introduzindo a agulha no início da carr. anterior*, 1 p. b. Repetir sempre essa duas carr. (ver o gráfico).
Amostra: Um quadrado de 10 cm em p. fantasia seguindo a receita com a agulha nº 6,0mm = 20 p. x 18 carr.
Execução: Transfira o molde para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Frente e costas, são trabalhadas numa só peça. Com o fio Fitonê cor Estelar, e a agulha nº 6,0mm, faça uma corr. de 76 p. mais 1 corr. para virar e trabalhe 2 carr. em p. b., em seguida trabalhe fantasia seguido a receita ou o gráfico. A 41 cm do início do trabalho faça 2 carr. em p. b. e rem.
Acabamento – Corrente para o pescoço – Com o fio Fitonê cor Estelar, e a agulha nº 6,0mm, faça uma corr. de aproximadamente 120 cm de comprimento, volte com uma carr. em p. bx e rem. Passe esse cordão entre os p. em uma das pontas do trabalho (ver indicação no molde). Corrente para as costas – Com o fio Fitonê cor Estelar, e a agulha nº 6,0mm, faça uma corr. de aproximadamente 90 cm de comprimento, volte com uma carr. em p. bx. e rem. Faça 2 tiras iguais. Prenda uma corr. em cada lateral do trabalho (ver indicação no molde).
Artesã: Mariane Machado
Gráfico

Veja outras receitas de top de crochê que vão te inspirar ainda mais.
O que achou desta receita?
★★★★★Siga o Bazar Horizonte









