Receitas de Crochê

Receita Bolsa Caju de Crochê com a Linha Bella Arte

Bolsa Caju Bella Arte em Crochê no Fio Conduzido

Criadora: Nicole e Liana (@nodeduas) • Artesã: Pingouin • Publicado: 18/11/2025

Materiais

Abreviaturas

carr: carreira • corr: correntinha • pb: ponto baixo • pbx: ponto baixíssimo • pt: ponto • [ ]: indicam o número de pontos de cada carreira

Modo de Fazer

Tamanho: aproximadamente 27 x 26 cm (bolsa aberta).
Técnica: crochê fio conduzido com o fio Bella Arte (100% algodão).
Vídeo aula:

A Bolsa Caju é feita na técnica do crochê em fio conduzido. Esta técnica consiste em crochetar com três cores ao mesmo tempo, conduzindo as cores não trabalhadas por dentro dos pontos, com uma tensão que não deixe o fio nem muito esticado, para não deformar o trabalho, nem muito frouxo, para não aparecer muito entre a trama.

O que faz o desenho surgir são as trocas de cor realizadas ao longo do trabalho. A troca para a nova cor deve ser feita na última laçada do último ponto da cor antiga. Ou seja, a última laçada deve ser feita já com o fio da cor nova.

A bolsa é feita em crochê circular. Ao final de cada carreira, finalize com um ponto baixíssimo trabalhado no primeiro ponto desta mesma carreira. A seguir, faça uma correntinha para subir o trabalho e inicie a próxima carreira. O ponto baixíssimo e a correntinha não contam como ponto.

Veja na videoaula como fazer a bolsa, como fazer o ponto texturizado, além de dicas sobre fio conduzido.

Início
Com o fio da cor Samambaia, faça 67 correntinhas.
Comece a crochetar já conduzindo os fios das cores Yellow e Jerimum. Para saber a quantidade de pontos em cada cor, veja os gráficos (apostila) e acompanhe a videoaula.

Carr 1
Vamos crochetar de um lado e depois do outro lado das correntinhas de base.
Pule a primeira corr, faça 3 pb na segunda corr, 64 pb, 6 pb na última corr, virando a peça.
Trabalhe do outro lado das correntinhas: 64 pb, 3 pb na última corr, pbx no primeiro pb da carreira. [140 pts]

Carr 2 a 4
1 corr, 140 pb, pbx. [140 pts]

Carr 5
Nesta carreira será feita a castanha do caju em ponto bolha, passando a agulha na carreira de baixo. Siga a videoaula para ver o passo a passo detalhado desse ponto texturizado.

Carr 6 a 50
Siga crochetando de acordo com os gráficos e as instruções da videoaula.

O gráfico traz o padrão da bolsa. Para completar a volta inteira na bolsa, o padrão se repetirá por dez vezes a cada carreira, sendo cinco repetições de cada lado da bolsa.

Na vertical, a bolsa terá cinco cajus, sendo o último sem as últimas 3 carreiras. O gráfico maior mostra um dos lados da bolsa e deve ser lido da direita para a esquerda. Cada quadrado do gráfico corresponde a um ponto baixo, com a respectiva cor do fio. O quadrado com a letra “B” corresponde ao ponto bolha feito passando a agulha na carreira de baixo.

No final da carr 50, corte os fios e arremate fazendo um ponto falso. Arremate todos os fios pelo lado de dentro da bolsa.

Dobre a parte de cima da bolsa para formar a aba tipo carteira, costure os botões imantados na posição desejada. Coloque as argolas articuladas, uma de cada lado da bolsa, e prenda a alça pronta.

Está pronta a sua Bolsa Caju Bella Arte, colorida, texturizada e perfeita para brilhar no verão!

Veja outras receitas de bolsa de crochê que vão te inspirar ainda mais.

 

Bazar Horizonte

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com