Receitas de Crochê

Receita Cropped Turquesa de Crochê com

Cropped Turquesa

Criadora: Círculo • Artesã: Mariane Machado • Publicado: 06 de Novembro de 2025

Materiais

Abreviaturas

ag.: agulha ou agulhas •
corr.: correntinha •
p.b.: ponto baixo •
p.a.: ponto alto •
nov.: novelo •
rep.: repita •
trab.: trabalhe •
v.: vezes •
aum.: aumento •
un.: unidade •
acomp.: acompanhando

Ponto baixo (p.b.): introduza a ag., laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.
Ponto alto (p.a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p., laç., rem. 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.
Ponto caranguejo: trabalhe em p.b. da esquerda para a direita.
Ponto fantasia: siga o gráfico.
Bico: siga o gráfico.

Modo de Fazer

Tamanho: 36
Nível de dificuldade: Intermediário

Amostra: Um quadrado de 10 cm em p. a. com a ag. nº 3,0 mm = 21 p. x 11 carr.

Execução:
Frente e costas – São trabalhadas juntas, na horizontal. Comece pelo centro da peça, linha pontilhada no molde.
Lado direito: com o fio Verão cor Turquesa e a ag. nº 3,0 mm, faça uma corr. de 29 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico. Aumente à direita em cada carr.: 1 p. (8 v.). Terminado os aumentos, continue reto. A 35 cm do início do trabalho, arremate.

Lado esquerdo: com o fio Verão cor Turquesa e a ag. nº 3,0 mm, use a mesma corr. do início do lado direito e trabalhe do mesmo modo.

Alça: prenda o fio Verão cor Turquesa e a ag. nº 3,0 mm, faça uma corr. de 29 p. mais 1 corr. para virar e trabalhe a alça seguindo o gráfico.

Acabamento:
Com o fio Verão cor Turquesa e a ag. nº 3,0 mm, faça ao longo das duas bordas maiores e na lateral do lado esquerdo 2 carr. em p.b. e arremate. Faça na borda esquerda mais 2 carr. em p.b. e arremate.
Na lateral direita, faça o bico seguindo o gráfico, repetindo de * a * no sentido dos pontos (4 v.) mais as bordas.

Alça: prenda o fio Verão cor Turquesa no 1º p. em vermelho no molde e trabalhe 4 p.b. até o próximo p. em vermelho. Continue em p.b. até completar 32 cm de comprimento e arremate. Costure a alça nos outros 2 p. em vermelho. Faça as duas alças iguais.

Babado das alças: com o fio Verão cor Turquesa e a ag. nº 3,0 mm, trabalhe no lado oposto ao decote 4 carr. em p. fantasia seguindo o gráfico na parte indicada, repetindo de * a * no sentido dos pontos (26 v.). Deixe 2 cm da alça de cada lado sem o babado. Terminadas as 4 carr. em p. fantasia, faça uma carr. em p.b. e arremate.
Com o fio Verão cor Turquesa e a ag. nº 3,0 mm, faça a toda a volta das cavas e babado uma carr. em p. caranguejo e arremate. No decote da frente entre as duas alças, trabalhe uma carr. em p. caranguejo e arremate. Faça o mesmo no restante das bordas.
Pregue os botões no lado esquerdo das costas a intervalos regulares, abotoando entre os pontos do bico do lado direito.

Gráfico

Veja outras receitas de cropped de crochê que vão te inspirar ainda mais.

Bazar Horizonte

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com