Receitas de Tricô

Receita Blusa Begônia de Tricô com a Lã Mollet

Blusa Begônia

Criadora: Círculo • Artesã: Inês Cruz • Publicado: 01 de Setembro de 2025

Materiais

Abreviaturas

acomp.: acompanhando • ag.: agulha • aprox.: aproximadamente • carr.: carreira • comp.: comprimento • diag.: diagrama ou diagramas • dir.: direita ou direito • esq.: esquerda ou esquerdo • dim.: diminuindo • j.: juntos • laç.: laçada • m.: meia • nov.: novelos • p.: ponto • pts.: pontos • rep.: repetição ou repetições • rem.: rematar • seg.: seguinte • t.: tricô • trab.: trabalho • tric.: tricote • tricotadov.: vez

Modo de Fazer

Tamanho: 44

Nível de dificuldade: Avançado

Pontos utilizados no tricô: barra 2/2: siga o diag. 1, p. fantasia: siga o diag. 2, p.s.f.d.: p. sem fazer com o fio deslizado por detrás, p.s.f.f.: p. sem fazer com o fio deslizado pela frente, pipoca: tric. o p. pipoca representado no diag. da seg. maneira: (1 m., 1 laç., 1 m.), vire a peça para o avesso e tric. 3 t., vire a peça para o dir. e tric. 3 m., vire a peça para o avesso e tric. 3 t., vire a peça para o dir. e tric. 1 md. finalizando o p. pipoca, md. (mate duplo): tire 1 p. sem fazer em m., 2 pts. j. em m., rem. o p. sem fazer sobre o tric..

Amostra: Um quadrado de 10 cm no p. fantasia (diag. 2) na ag. circular de 5,5 mm = 15 pts. x 28 carr..

Execução:

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho. Tric. costas, frente, mangas e gola em carr. de ida e volta.

Costas: Use o fio Mollet na cor Begônia e monte 92 pts. na ag. circular de 5,5 mm, inicie a peça em barra 2/2 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por 8 cm. Na carr., seg. prossiga a peça no p. fantasia (10 mot. + 2 pts. de borda) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 48 cm de comp. rem. todos os pts. e reserve a peça.

Frente: Use o fio Mollet na cor Begônia e monte 92 pts. na ag. circular de 5,5 mm, inicie a peça em barra 2/2 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por 8 cm. Na carr., seg. prossiga a peça no p. fantasia (10 mot. + 2 pts. de borda) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. À 42 cm de comp. dê início ao decote, rem. os 20 pts. centrais e tric. sobre os 36 pts. de cada lado separadamente. Dim. do lado do decote à cada 2 carr. 3 pts. (1 v.) e 2 pts. (1 v.). À 48 cm de comp. do início rem. os 31 pts. de cada ombro. Reserve a peça.

Manga: Use o fio Mollet na cor Begônia e monte 56 pts. na ag. circular de 5,5 mm, inicie a peça pelo punho em p. meia acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. por 2 cm. Na carr., seg. prossiga a peça no p. fantasia (6 mot. + 2 pts. de borda) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. À 48 cm de comp. de comp. do início rem. todos os pts.. Faça a outra manga igual e reserve-as.

Montagem e acabamento: Use a ag. de tapeçaria e o fio Mollet na cor Begônia, costure a peça em pts. de alinhavo. Feche o ombro esq. (21 cm), deixe o ombro dir. aberto para facilitar a execução da gola.

Gola: Levante na ag. circular de 5,5 mm ao redor do decote 74 pts. e tric. em p. de barra 2/2 acomp. o diag. 1 e os pts. de rep. por 3 cm. Rem. todos os pts., deixando uma sobra do fio de aprox. 35 cm. Transpasse este fio na ag. de tapeçaria feche a gola 3 cm, o ombro dir. 21 cm. Feche as laterais do corpo 30 cm, deixando a abertura das cavas de 18 cm. Feche as mangas e os punhos 48 cm e costure as mangas ao redor das cavas. Vire 1 cm do punho para o dir. da peça e costure em pts. de alinhavo deixando o acabamento duplo de 1 cm.

Gráfico

Veja outras receitas de Blusa de Tricô que vão te inspirar ainda mais.

 

Bazar Horizonte

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com