Receita Manta de Crochê Amizade com Fio Bora Bora

By Bazar Horizonte 2 anos ago
Home  /  Receitas de Crochê  /  Receita Manta de Crochê Amizade com Fio Bora Bora

Material Utilizado:

Fio Bora Bora – 9 novelos
Agulha de crochê nº 7mm
Tesoura

Veja todos os fios da Coleção 2022 da Pingouin!

Veja outras receitas sobre Manta de Crochê que vão te inspirar ainda mais.

 

TAMANHO

180 cm X 100 cm aproximadamente
PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS
carr. = carreira(s)
*–* = rep. de * até *
corr.= corrente
pbx = ponto baixíssimo
pb = ponto baixo
pa = ponto alto
aum = aumento
Ponto alpino
Ponto V (1pa+1corr+1pa)
Ponto pipoca
Ponto Puff
Ponto picô

EXECUÇÃO

SEQUÊNCIA 1 – JOSI SENA

– Na primeira parte da manta, vamos trabalhar com duas sequências de pontos, sendo a primeira com o ponto alpino e a segunda um rendado que intercala 1 Carr de leques de 3 pa juntos e 1 Carr de ponto V.
– E cada sequência será repetida duas vezes.
– A primeira sequência será com o ponto alpino:
– Iniciar com 90 corr
1 ª carr. Pular 3 corr e fazer 1 pa em cada corr, serão 88 pontos no final da carr. Virar o trabalho.
2 ª carr. 88 pb, virar o trabalho.
3 ª carr. 2corr, *1 pa em relevo passando por baixo do pa da carr de pa, 1pa na carr de pb*, até o final da carr e no último ponto fazer um pa. Virar o trabalho.
4 ª carr. 88 pb, virar o trabalho.
5 ª carr. Fazer essa carr invertendo a posição dos pontos em relação a carr 3, ou seja, fazer ponto relevo sobre pa e pa sobre relevo. Começar com 2corr, *1 pa na carr de pb, 1pa em relevo passando por baixo do pa da carr de baixo*, repetir até o final da carr e no último ponto fazer um pa. Virar o trabalho.
6 ª carr. 88 pb, virar o trabalho.
7 ª carr. Igual a carr 3.
8 ª carr. 88 pb, virar o trabalho.
9 ª carr. Igual a carr 5.
10 ª carr. 88 pb, virar o trabalho.
– Começar a segunda sequência:
11 ª carr. Subir 3 corr e fazer 1pa na mesma base, *pular dois pts de base e fazer 3pa juntos* repetir até o final da carr e terminar com 2pa juntos no último pt de base.
12 ª carr. Subir 3 corr e fazer 1pa na mesma base, fazer 1 pt V (1pa+1corr+1pa) no segundo pa do leque da carr anterior. Repetir até o final da carr e terminar com 2pa juntos no último pt de base.
13 ª carr. Igual a carr 11
14 ª carr. Igual a carr 12
15 ª carr. Igual a carr 11
16 ª carr. Igual a carr 12
17 ª carr. Igual a carr 11
18 ª carr. Igual a carr 12
19 ª carr. Igual a carr 11
20 ª carr. Igual a carr 12
21 ª carr. Igual a carr 11
22 ª carr. 88 pb
– Repetir mais uma vez os padrões anteriores e a primeira parte da manta.

SEQUÊNCIA 2 – SIMONE GUERREIRO

– Essa parte da peça tem uma tem uma mistura de pa e ponto pipoca, você poderá diminuir ou aumentar a sequência de pontos deixando o seu trabalho na contagem de números pares.
– Ponto especial utilizado: Ponto Pipoca – Trabalhe 4 pa no mesmo ponto da base, volte e insira a agulha na corr do 1º ponto feito, laçar o fio do trabalho dentro do ponto e fecha fazendo 1 corr.
– Com o padrão Josi já finalizado, faça a seguinte sequência de carreiras: 1 ª carr. Faça 1 pb e em seguida 1 corr para simular o seu primeiro pa. Trabalhe 1 pa. nos próximos 3 pontos da base, 1 ponto para cada ponto. O próximo ponto não é trabalhado, faça apenas 1 corr e passe para o próximo ponto. No próximo ponto, trabalhe 1 ponto pipoca com 4 pa. Não trabalhe o próximo ponto, faça 1 corr. Trabalhe 1 pa nos próximos 4 pontos da ca, 1 ponto para cada ponto. O próximo ponto não é trabalhado, faça apenas 1 corr e passe para o próximo ponto. No próximo ponto trabalhe 1 ponto pipoca com 4 pa.
Não trabalhe o próximo ponto, faça 1corr.
– Trabalhe essa sequência até o final da carreira. Finalize a carreira com o conjunto de 4 pa. Vire o trabalho. 2 ª carr. Faça 1 PB e em seguida 1 corr para simular o seu 1º pa. Trabalhe 1 pa. nos próximos 3 pontos da base, 1 ponto para cada ponto. O próximo ponto não é trabalhado, faça apenas 1 corr e passe para o próximo ponto. Trabalhe 1 pa no ponto pipoca da carr anterior. Não trabalhe o próximo ponto, faça 1 corr. Trabalhe 1 pa nos próximos 4 pontos da carreira anterior, 1 ponto para cada ponto. O próximo ponto não é trabalhado, faça apenas 1 corr e passe para o próximo ponto. Trabalhe 1 pa no ponto pipoca da carreira anterior. Não trabalhe o próximo ponto, faça 1 corr.
– Trabalhe essa sequência até o final da carreira. Finalize a carreira com o conjunto de 4 pa. Vire o trabalho.
3ª carr: igual a carreira 1. Vire o trabalho.
4ª carr: igual a carreira 2. Vire o trabalho.
– Siga intercalando as carreiras até completar 34 carr ou aproximadamente 62 cm de altura.

SEQUÊNCIA 3 – JULIA

Acabamentos
– Faça uma carreira inteira em pbx ao redor de toda a manta. Nos 4 cantos faça: 1 pbx + 1 corr solta + 1 pbx no mesmo espaço. Finalize a carreira com pbx.

ATENÇÃO: É importante distribuir a mesma quantidade de pontos para os dois lados do comprimento, e também distribuir a mesma quantidade entre as duas partes da largura para que a manta não fique torta.
2 ª carr. Suba 3 corr e trabalhe toda a carr em pa introduzindo a agulha sempre no centro do pbx da carr anterior. Nos 4 cantos faça: 1 pa + 1 corr. + 1 p.a. no mesmo espaço. Finalize com 1 corr. + pbx e vire a peça.
3 ª carr. Faça o ponto brioche (explicado melhor na vídeo aula) pegando somente a primeira alça, em todos os pa da carr anterior. Finalize com pbx e vire a peça.

POR @JOSISENACROCHE, @SIMONEGUERREIROO , @SANDALOECEDR

Category:
  Receitas de Crochê
this post was shared 0 times
 100
About

 Bazar Horizonte

  (4515 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com