2) Passe o fio Amigurumi por dentro da agulha de tapeçaria.
3) Depois, passe a agulha pelo orifício da máquina de tricotin. Aproveite que o fio já está na agulha e passe também pelo pesinho.
4) Retire a agulha e puxe o pesinho com delicadeza, dando um nó no fio. Este pesinho é muito importante para puxar a trama.
5) Em seguida, passe o fio pela canaleta de cima da máquina de tricotin e pelos dois “dentinhos” logo abaixo, sempre deixando o fio soltinho, sem tensão.
6) Acomode a mão na máquina, sem pressionar muito, e comece a girar com calma e devagar a manivela. IMPORTANTE : Se decidir girar a manivela em sentido horário ou ao contrário, siga no mesmo sentido até o fim. Não mude o sentido da manivela no meio do trabalho porque isso irá modificar a trama.
7) Girando a manivela, pegue o fio com o primeiro gancho, em seguida, ainda girando devagar, passe o fio por trás do segundo gancho (não deixando que ele encaixe no fio), pegue o fio com o terceiro gancho, pule o quarto gancho (passando o fio por trás dele) e assim continue, na sequência passando o fio sem pular o gancho.
8) Pegue o pesinho da mesa, leve para baixo e dê uma “puxadinha”.
9) Continue girando a manivela com cuidado. Observe que o fio do novelo fica bem soltinho ao lado da máquina, sem tensionar.
10) O cordão de tricotin vai se formando e crescendo. Dica: conforme for tecendo, o pesinho desce e quase chega ao chão. Não deixe chegar ao chão. Quando estiver próximo, pegue um prendedor de cabelos (uma “piranha”) e prenda o cordão ao pesinho.
11) Para tirar o tricotin da máquina, vá voltando a manivela, assim a máquina vai soltando o ponto. Pegue esse ponto com a mão e puxe, subindo o cordão.
12) Corte o fio que está no pesinho com o auxílio de uma tesoura. Depois, é só puxar o cordão para retirá-lo totalmente da máquina.
13) Para colocar o arame dentro do cordão de tricotin, dê uma voltinha em sua ponta, com ajuda do alicate, arredondando. Se desejar, encape com fita dupla face.
14) Em seguida, comece a introduzir o arame pela extremidade do cordão de tricotin que está aberta.
15) Vá passando por todo o cordão com cuidado e ajeitando o tubo com as mãos.
16) No final, corte o arame e arredonde sua ponta com o alicate, como no início.
17) Para o acabamento, passe o fio pela agulha de tapeçaria e vá costurando as alcinhas, puxando o fio no final e dando um nozinho para arrematar. Corte o excesso do fio.
18) Comece a moldar o nome no cordão de tricotin à mão livre ou usando um molde numa folha de papel como referência.
19) Para moldar a flor, faça as curvinhas do seu cabo empurrando e puxando com o dedo.
20) Molde as cinco pétalas da flor, sempre ajeitando com as mãos.
21) Para o miolo da flor, pegue um cordão de tricotin de outra cor, para dar destaque, coloque cola de silicone no centro e vá enrolando, formando um pequeno círculo.
22) Para fazer os pingos das letras “i” do nome, é só dar um pequeno nó no cordão, amarrar e esconder o fio por dentro.
Leave a Reply