Receita Conjunto de Tricô com Fio Âme

By Bazar Horizonte 2 anos ago
Home  /  Receitas de Tricô  /  Receita Conjunto de Tricô com Fio Âme

Material Utilizado:

Fio Âme (100g) – 10 novelos na Cor: 6159 (lavanda);
Agulha circular de Bambu de 5,0mm e 6,0mm (comp. cabo de 80cm);
Agulha de gancho Círculo (3 peças);
2 alfinetes de segurança (nº 0) Círculo;
Agulha para tapeçaria Círculo;
Um Zíper na cor lavanda (8cm);
Maxxi retrós Círculo, 1 retrós na cor 442 (lavanda);
Agulha para costura Círculo nº2;
Marcadores coloridos Círculo;
Tecido de malha para fazer o forro da peça;
Papel vegetal;
Tecido para o forro;
Botões – 2 na cor lavanda (2x2cm);
Lápis;
Tesoura;
Fita métrica.

Veja mais fios da Coleção 2022 da Círculo!

Veja outras receitas sobre Conjunto de Tricô que vão te inspirar ainda mais.

 

EXECUÇÃO

 

Tamanho: 38 anos

 

Abreviaturas:
Nov.: nov,0elo, p.: ponto, pts.: pontos, ag.: agulha, carr.: carreira,  j.: juntos, m.: meia, t.: tricô, dir.: direita, esq.: esquerda, seg.: seguinte, cont.: continuação, dim.: diminuir,     tric.: tricote ou tricotando, diag.: diagrama, rep.: repita ou  repetições, rem.: rematar, acomp.: acompanhando, comp.: comprimento, cont.: continuidade, marc.: marcador ou marcadores.

Pontos utilizados no tricô:
P. meia: siga o diag. 1, barra 1/1: siga o diag. 2, p. fantasia (A): siga o diag. 3, divisão da gola lado dir.: siga o diag. 4, divisão da gola lado esq.: siga o diag. 5, p. fantasia (B) – carr. circulares: siga o diag. 6.

Amostra:
Um quadrado de 10cm em p. meia (diag. 1) na ag. de tricô 6,0mm = 18 pts. x 14 carr..

 

Execução:
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

Blusa:
Tric. frentes e costas de uma só vez iniciando pela barra em carr. de ida e volta. Use o fio Âme na cor lavanda e monte 188 pts. na ag. circular de 6,0mm, tric. por (2cm) da seg. maneira: borda de 4 pts. (p. meia – diag. 1), 180 pts. (barra 1/1 – diag. 2), borda de 4 pts. (p. meia – diag. 1). Prossiga da seg. maneira: : borda de 4 pts. (p. meia – diag. 1), 180 pts. (p. fantasia A – diag. 3), borda de 4 pts. (p. meia – diag. 1). À 23cm de comp. (60ª carr.) separe os pts. nas ag. de gancho da seg. maneira: coloque 52 pts. (frente dir.) na ag. de gancho, deixe na ag. de tricô os 84 pts. (costas), reserve os próximos  52 pts. (frente esq.) na ag. de gancho, tric. cada lado separadamente.

Cont. das costas:
Com os 84 pts. na ag. de 6,0mm, dim. para as cavas à cada 4 carr.: 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) 1 p. (1 v.), total de 72 pts. prossiga no p. fantasia (A – diag. 3 até a 99ª carr.). Rem. o ombro dir. 20 pts., reserve os 32 pts. centrais na ag. de gancho para depois dar cont. à gola., rem. o ombro esq. 20 pts..

Cont. da frente dir.:
Retorne os 52 pts. deixados à espera na ag. de gancho para a ag. de 6,0mm, tric. acomp. o diag. 4 (61ª à 99ª carr.). Dim. para a cava no lado esq. da peça à cada 4 carr.: 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) 1 p. (1 v.), total de 46 pts. Ao termino da 99ª carr. rem. no lado dir. 14 pts., reserve os próximos 12 pts. no alfinete de segurança,  rem. do lado esq. 20 pts. (ombro).

Cont. da frente esq.:
Retorne os 52 pts. deixados à espera na ag. de gancho para a ag. de 6,0mm, tric. acomp. o diag. 5 (61ª à 99ª carr.). Dim. para a cava no lado dir. da peça à cada 4 carr.: 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) 1 p. (1 v.), total de 46 pts. Ao termino da 99ª carr. rem. no lado dir. 20 pts. (ombro), reserve os próximos 12 pts. no alfinete de segurança, rem. do lado dir. 14 pts..

Costura dos ombros:
Use a ag. de tapeçaria e o Âme na cor lavanda, feche os ombros (11cm).

Gola:
Retorne os pts. deixados à espera  na ag. de gancho e nos alfinetes para a ag. de 6,0mm da seg. maneira: 12 pts. (frente dir.), 32 pts. (costas) e 12 pts. (frente esq.), total de 56 pts. Tric. da seg. maneira: borda de 4 pts. (p. meia – diag. 1), 48 pts. (p. fantasia (A – diag. 3),  borda de 4 pts. (p. meia – diag. 1). Aum. nas laterais antes e depois dos pts. de borda à cada 2 carr. 1 p. (6 v.), total de 68 pts.. Após 8cm  será feito o arremate da gola  com uma borda de acabamento. Pelo direito da peça  tric. somente sobre os 34 pts. iniciais  (lado dir. da gola) e reserve os próximos 34 pts. ( lado esq. da gola) na ag. de gancho.

Borda lado dir.:
Tric. pelo direito da peça 3 m., 2 pts. j. em m. (sendo 1 p. da borda e arremate 1 p. da gola). Vire para o avesso e tric. 4 pts. em t.*, rep. de *a* até rem. os 34 pts. do lado dir. da gola, em seguida rem os 4 pts. restantes da borda. Rem. o fio com aprox.. (25cm), inicie o outro lado.

Borda lado esq.:
Retorne os 34 pts. deixados à espera na ag. de gancho para a ag. de 6,0mm e *tric. pelo avesso da peça: 3 t., 2 pts. j. em t. (sendo o arremate 1 p. da gola e 1 p. da borda). Vire para o dir. e tric. 4 pts. em m.*, rep. de *a* até rem. os 34 pts. do lado esq., em seguida rem. os 4 pts. restantes da borda. Rem. o fio com aprox.. (25cm). Transpasse o fio de (25cm) para a ag. de tapeçaria e prenda a borda pelo avesso da gola com pts. de alinhavo.

Manga:
Use o fio Âme na cor lavanda e monte 50 pts. na ag. circular de 6,0mm, inicie pelo punho tric. em p. de barra 1/1 acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. por (4cm). Na carr. seg. prossiga no p. fantasia (A) acomp. o diag. 3 e os pts. de rep..  Aum. nas laterais à cada 4 carr. 1 p. (9 v.), total 68 pts.. À 20cm de comp. forme a parte arredondada da manga dim. de cada lado à cada 2 carr. 3 pts. (1 v.),  2 pts. (1 v.), 1 p. (2 v.), 2 pts. (3 v.), 3 pts. (1 v.),  4 pts. (1 v.). À 31cm de comp. do início rem. os 28 pts. restantes da ag.. Faça a outra manga igual e reserve-as.

Montagem:
Use a ag. de tapeçaria e o Âme na cor lavanda, feche as laterais (20cm) deixando a abertura das cavas de (19cm). Feche as mangas (20cm) e costure-as ao redor das cavas. Mude para a ag. de costura nº 2 e com  a linha  Maxxi retrós  na cor lavanda pregue os botões na frente esq..

Saia:
Tric. a parte da frente e detrás de uma só vez em carr. circulares iniciando pela barra parte central detrás. Use o fio Âme na cor lavanda e monte 156 pts. na ag. circular de 5,0mm, coloque o marc. no início da carr.,  tric. no p. fantasia (B) acomp. o diag. 6 e os pts. de rep.. À 26cm de comp. do início prossiga tric. em carr. de ida e volta no p. fantasia (A) acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. por (4cm), finalize em p. de barra 1/1 acomp. o diag. 2 e os pts. de rep.. por (4cm), rem. todos os pts..

Montagem:
Use a ag. de costura e a linha  Maxxi retrós  na cor lavanda pregue o zíper na abertura de (8cm).

Forro:
Peça modelada sobre a saia e presa pelo a avesso com  a linha  Maxxi retrós  na cor lavanda à (2cm) de distância do cós.

 

Artesão: Marcos Filho

Category:
  Receitas de Tricô
this post was shared 0 times
 000
About

 Bazar Horizonte

  (4447 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com