Receita Vestido e Calcinha Poá com Linha Charminho

Por Bazar Horizonte 2 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Receitas de Crochê  /  Receita Vestido e Calcinha Poá com Linha Charminho

Material Utilizado:

Linha Charminho da Círculo: 1 novelo nas cores 5556 (Tiffany) e 8176 (Off White)
Agulha de crochê: 1 agulha de 2mm
Elástico lastex (10m) 1 tubo na cor branco
5 botões (1x1cm)
Cola universal para artesanato
Papel vegetal
Lápis
Tesoura

Veja outras receitas com a Linha Charminho que vão te inspirar ainda mais.

 

Pontos utilizados no crochê: corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, m.p.a.: meio ponto alto, p.a.: ponto alto, p.a.d.: ponto alto duplo, ponto fantasia (A): siga o diag. 1, ponto fantasia (B): siga o diag. 2, bico de acabamento: siga o diag. 3, pala com as casas para os botões: siga o diag. 4, pala para prender os botões: siga o diag. 5, círculos: siga o diag. 6, passante: siga o diag. 7, cinto: siga o diag. 8, entremeio: siga o diag. 9, cós: siga o diag. 10, punho: siga o diag. 11.

Abreviaturas: p.: ponto, pts.: pontos, nov.: novelo, carr.: carreira, ag.: agulha, trab.: trabalhe, diag.: diagrama, v.: vezes, rep.: repetição ou repetições, rem.: rematar.

Amostra: Um quadrado de 10cm em p.a., na ag. de 2,0mm = 26 pts. x 11 carr..

Execução: transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

OBS: No vestido todas as etapas serão executadas em carr. de ida e volta. Somente os círculos (diag. 6) em carr. circular.

Vestido

Frente (parte superior): Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Charminho na cor tiffany, inicie a peça à 2cm abaixo da cava com um cordão de 60 corr., sobre este cordão trab. no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1, os pts. de rep. e o molde. À 2cm de comprimento do início mude para o fio Charminho na cor off white. À 14cm de comprimento desde o início rem. a peça e reserve-a.

Costas (lado esquerdo superior): Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Charminho na cor tiffany, inicie a peça inicie a peça à 2cm abaixo da cava com um cordão de 30 corr., sobre este cordão trab. no p. fantasia (A) acompanhando o diag. 1, os pts. de rep. e o molde. À 2cm de comprimento do início mude para o fio Charminho na cor off white. À 14cm de comprimento desde o início rem. a peça e reserve-a.

Costas (lado direito superior): Igual ao lado esquerdo invertendo o lado do arremate do decote.

Montagem e acabamento parte superior: Mude para a ag. de tapeçaria e com o fio Charminho na cor off white e una os ombros (6cm). Mude para o fio Charminho e costure as laterais (2cm), deixando a abertura das cavas de (12cm). Mude para ag. de crochê de 2,0mm e trab. ao redor das cavas o bico de acabamento acompanhando o diag. 3 e o p. de rep., (total de 11 bicos para cada cava). Faça agora a pala de abotoamento nas costas lado esquerdo acompanhando o diag. 4 e o p. de rep., total de 4 casas de botões. Na pala do lado direito faça a pala para prender o botões acompanhando o diag. 5 e o p. de rep., prenda nesta pala 4 botões. Agora trab. ao redor do decote 3 carr. de p.b..

Saia: Una o fio Charminho na cor tiffany, na parte inferior da peça anterior iniciando pela parte central das costas e trab. no p. fantasia (B) acompanhando o diag. 2, os pts. de rep. e o molde por (20cm), finalize a saia com o bico de acabamento acompanhando o diag. 3 e o p. de rep., total de (27 bicos). Mude para a ag. de tapeçaria e feche a parte central da saia (centro das costas), pelo avesso da peça com pts. de alinhavo.

Círculos (diag. 6): Use o fio Charminho na cor Tiffany e ag. de crochê de 2,0mm fio Charminho na cor tiffany, inicie o motivo fazendo o anel mágico. 1ª carr.: 1 corr., 10 p.b., 1 p.bx. para fechar a carr.. Rep. este motivo por mais 12 (v.), use a cola universal e cole-os sobre a parte superior frente do vestido.

Passante: Use o fio Charminho na cor tiffany e ag. de crochê de 2,0mm, trab. em relevo sobre a cintura da peça o total de 10 passantes acompanhando o diag. 7.

Cinto: Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Charminho na cor off white, inicie a peça pela parte inferior com 3 corr., sobre este cordão trab. acompanhando o diag. 8 e o p. de rep. por (53cm), na parte superior do cinto pregue um botão. Transpasse o cinto nos passantes, feche o cinto na parte central das costas.
Calcinha

1ª etapa – (Parte da frente): Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Charminho na cor off white, inicie a peça pela cintura com um cordão de 60 corr., sobre este cordão trab. no p. fantasia (B) acompanhando o diag. 2, os pts. de rep. e o molde. À 17cm de comprimento desde o início rem. 8 pts. centrais e prossiga sobre 26 pts. de cada lado separadamente para formar as pernas por mais 2cm. Trab. em carr. de ida e volta. À 19cm de comprimento desde o início rem. a peça e reserve-a.

1ª etapa – (Parte detrás): Igual a parte da frente.

2ª etapa (união das partes da frente e atrás): Una o fio na lateral da frente e faça o entremeio acompanhando o diag. 9 e os p. de rep. da 1ª até a 9ª carr.. Trab. em carr. de ida e volta. Rem o fio com aproximadamente 40cm, transpasse este fio na ag. de tapeçaria e prenda os p.b. da 9ª carr. na lateral da parte detrás com pts., invisíveis. Feche o entremeio da calcinha (4cm).

3ª etapa (cós e punhos): Use a ag. de crochê de 2,0mm e o fio Charminho na cor off white, na cintura da peça e trab. o cós acompanhando o diag. 10 e o p. de rep. da 1ª até a 5ª carr., trab. em carr. circulares. Para dar elasticidade à peça passe 2 voltas do latex entre os pts. das carr.: 3, 4 e 5. Ao redor de cada perna trab. os punhos acompanhando o diag. 11 (1ª e 2ª carr.), trab. em carr. circulares. Para dar elasticidade à peça passe 2 voltas do latex entre os pts. de cada carr.. Como acabamento final cole os círculos (diag.6) na peça, sendo 18 motivos na parte da frente e 18 motivos na parte detrás, observe o esquema.

Artesã: Vilma Maurer

 

 

Categoria:
  Receitas de Crochê
bazarhorizonte.com.br
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 400
Sobre

 Bazar Horizonte

  (3646 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Comente

Your email address will not be published.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com