Receitas de Tricô

Receita Blusa e Gorro com Fio Serelepe

Compartilhe:
Avalie esta receita
💬 Deixe seu comentário
Toque para avaliar:

Material Utilizado:

Fio Serelepe da Círculo: 2 novelos na cor 2728 (Cobalto)
Agulha para tricô: 1 agulha de 4mm
Agulha para trança
Agulha de gancho
Agulha para tapeçaria
4 botões na cor azul (1x1cm)
Papel vegetal
Lápis
Tesoura

Receba receitas grátis no WhatsAppEntre no nosso canal e receba novidades direto no celular
Entrar no Canal

Veja outras receitas com o Fio Serelepe que vão te inspirar ainda mais.

 

Abreviaturas: p.: ponto, pts.: pontos, rep.: repetição, m.: meia, t.: tricô, tric.: tricote ou tricotando, carr.: carreira, j.: juntos, v.: vezes, ag.: agulha, aum.: aumente, rem.: rematar, diag.: diagrama, dim.: diminuições.

Pontos utilizados: p. de barra 2/2: siga o diag. 1; p. fantasia (A): siga o diag. 2 (com pts. variados B e C); p. de barra 1/1: siga o diag. 3, p. fantasia (D): siga o diag. 4.

Amostra: Um quadrado de 10cm em p. de barra 2/2 na ag. de 4,0mm = 28 pts. x 34 carr..

Execução: Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.

Gorro: Use o fio Serelepe na cor cobalto e monte 96 pts. na ag. de 4,0mm e tric. em p. de barra 2/2 acompanhando o diag. 1 e os pts. de rep. por 4cm. Depois prossiga a peça no p. fantasia A, acompanhando o diag. 2 e os pts. de rep.. À 15cm de comprimento desde o início inicie as dim., tric. pelo direito da peça em toda a carr. 2 pts. j. por 47 (v.), finalize a carr. com 1 p., totalizando na ag. 48 pts. Na carr. seguinte avesso da peça faça outra dim., tric. em toda a carr. 2 pts. j. por 24 (v.), totalizando na ag. 24 pts.. Na carr. seguinte direito da peça faça outra dim., tric. em toda a carr. 2 pts. j. por 12 (v.), totalizando na ag. 12 pts.. Agora corte o fio com aproximadamente 30cm, transpasse os 12 pts. da ag. de tricô na ag. de tapeçaria e faça um franzido. Feche a lateral do gorro e arremate.

Costas: Use o fio Serelepe na cor cobalto e monte 64 pts. na ag. de 4,0mm e tric. em p. de barra 1/1 acompanhando o diag. 3 e os pts. de rep. por 4cm. Depois prossiga a peça no p. fantasia D, acompanhando o diag. 4 e os pts. de rep.. À 18cm de comprimento desde o início, forme as cavas arremate de cada lado 4 pts. (1 v.), totalizando na ag. 56 pts. Á 28 cm de comprimento desde o início reserve os 56 pts. na ag. de gancho para depois dar continuidade na gola.

Frente direita: Use o fio Serelepe na cor cobalto e monte 32 pts. na ag. de 4,0mm e tric. em p. de barra 1/1 acompanhando o diag. 3 e os pts. de rep. por 4cm. Depois prossiga a peça da seguinte maneira: 6 pts.de borda em (p. de barra 1/1), 32 pts. no (p. fantasia D). À 18cm de comprimento desde o início, forme a cava do lado esquerdo arremate 4 pts. (1 v.), totalizando na ag. 28 pts.. À 28cm de comprimento desde o início forme o decote do lado direto da peça arremate a cada 2 carr. 6 pts. (1 v.), 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (1 v.). Á 28 cm de comprimento arremate os 16 pts. restantes e reserve a peça.

Frente esquerda: Use o fio Serelepe na cor cobalto e monte 32 pts. na ag. de 4,0mm e tric. em p. de barra 1/1 acompanhando o diag. 3 e os pts. de rep. por 4cm. Depois prossiga a peça da seguinte maneira: 32 pts. no (p. fantasia D), 6 pts.de borda em (p. de barra 1/1). À 18cm de comprimento desde o início, forme a cava do lado direito arremate 4 pts. (1 v.), totalizando na ag. 28 pts.. À 28cm de comprimento desde o início forme o decote do lado esquerdo da peça arremate a cada 2 carr. 6 pts. (1 v.), 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (1 v.). Á 28 cm de comprimento arremate os 16 pts. restantes e reserve a peça.

Manga: Use o fio Serelepe na cor cobalto e monte 32 pts. na ag. de 4,0mm e tric. em p. de barra 1/1 acompanhando o diag. 3 e os pts. de rep. por 4cm. Depois prossiga a peça no p. fantasia D, acompanhando o diag. 4 e os pts. de rep.. À 12cm de comprimento desde o início aum. de cada lado a cada 2 carr. 1 p. (4 v.), totalizando na ag. 40 pts.. À 21cm de comprimento desde o início forme a parte arredondada da manga dim. de cada lado da peça a cada 2 carr. 3 pts. (1 v.), 2 pts. (1 v.) e 1 p. (7 v.) À 38cm de comprimento desde o início rem. os 16 pts. restantes da ag.. Faça a outra manga igual e reserve-as.

Montagem e acabamento: Use a ag. de tapeçaria e o fio Serelepe na cor cobalto e feche as laterais (28cm) deixando a abertura das cavas de (10cm), feche os ombros (8cm). Feche as mangas e costure-as ao redor das cavas.

Gola: Retorne para a ag de 4,0mm, ao redor do decote da frente direita levante na ag. 17 pts., recoloque na ag. os 56 pts. reservados das costas, levante ao redor do decote da frente esquerda mais 17 pts., totalizando na ag. 90 pts. e tric. em p. de barra 1/1 acompanhando o diag. 3 e os pts. de rep. por (7cm), em seguida arremate todos os pts.. Na borda da frente direita pregue os 4 botões.

Artesã: Loreci Silva

O que achou desta receita?

Siga o Bazar Horizonte

Equipe Bazar Horizonte

Somos a equipe editorial do Bazar Horizonte, o maior armarinho virtual do Brasil. Há mais de 10 anos no mercado, testamos fios, validamos receitas e trabalhamos com artesãs renomadas para trazer conteúdo de qualidade em crochê, tricô, amigurumi, bordado, macramê, patchwork, costura e pintura em tecido. Cada receita publicada no blog passa por curadoria técnica: conferimos materiais, pontos e medidas antes de compartilhar com você. Nosso compromisso é oferecer passo a passo completo, com gráficos, fotos e dicas práticas para artesãs de todos os níveis — da iniciante à avançada. Encontre todos os materiais em bazarhorizonte.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *