Tecido Tricoline: O que é e para o que serve?

By Bazar Horizonte 5 anos ago
Home  /  Notícias  /  Tecido Tricoline: O que é e para o que serve?

O Tecido Tricoline é predominantemente constituído de fibras de algodão, construídas em tela. Porém apesar de ser em grande parte composto de algodão, é um tecido leve e fresco, ideal para climas tropicais como o Brasil.

Também existe a composição do tecido tricoline com elastano , que permite melhor caimento na confecção de peças mais justas, além de evitar que o tecido amasse demais.

Disponível em estampas e cores variadas, o tecido Tricoline é o ideal, já que é mais leve, elegante e cria uma textura agradável tanto ao corpo quanto no corte.

Existe uma enorme variedade dos tipos de tecido, mas é importante saber para qual finalidade cada um é ideal.

Utilização do tecido tricoline

Confecção de artesanatos

Uma das opções de utilização do tecido tricoline é na confecção de artesanatos. Sua composição predominantemente de algodão permite que ele seja praticamente trabalhado, com estampas ou tinturas.

Além disso, o tecido tem ótima aderência à cola, e sua resistência o torna muito indicado no uso desse segmento.

Entre os artesanatos, podemos destacar o uso no Patchwork, que é um trabalho manual com peças de tecidos de tipos diferentes, que quando juntos criam harmonia e formam desenhos. Para essa finalidade o tecido tricoline indicado é o 100% algodão.

É bacana ter em mente a intenção de sua criação, já que o corte também pode ser ditado de acordo com o tecido escolhido ou sua estampa.

 

Na decoração

Como é um material muito versátil, o tecido tricoline pode ser também utilizado na confecção de peças para casa, como fronhas, colchas, capas de almofadas e cortinas.

Outra opção para a utilização do tecido na decoração, é como painel de tecido.Nessa aplicação o tricoline pode ser utilizado para decorar as paredes do ambiente como alternativas aos papéis de parede e texturas tradicionais.

No Arquiteta Blog, vemos alguns exemplos.

Foto: Arquiteta Blog

Roupas e vestuário

As propriedades do tecido tricoline possibilitam várias aplicações. Além de ser um tecido barato, em que o custo benefício se torna muito vantajoso.

Sua utilização comum é no vestuário, principalmente em camisarias e roupas sociais. O motivo é que o tecido ajuda a manter o frescor mesmo nos dias quentes.

Porém, o tecido tricoline também é utilizado em roupas infantis, blusas e vestidos, além de roupas de cama.

O tecido faz com que as combinações transitem entre o despojado e social.

 

Cuidados com o Tecido Tricoline

Mesmo que a qualidade do tecido comprado seja alta, é inevitável que ele esteja sujeito a encolher após a lavagem, devido ao fato de sua matéria prima predominante ser o algodão.

Por isso é recomendado que antes do uso o tecido seja lavado, evitando esse tipo de surpresa. A lavagem pode ser feita normalmente com água na mesma temperatura em que são lavadas peças de algodão ou poliéster.

 

Nós, do Bazar Horizonte temos diversas opções de tecido tricoline das marcas como Fernando Maluhy, Fabricart, Círculo, Estilotex, Fuxicos e Fricotes, Eva & Eva  e Cris Mazzer.

Além disso, temos Lançamentos de Tecidos Tricoline toda semana!

Category:
  Notícias
this post was shared 0 times
 100
About

 Bazar Horizonte

  (4438 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com