Tapetinho de Crochê Tunisiano – Barroco Maxcolor

Por Bazar Horizonte 4 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Receitas de Crochê  /  Tapetinho de Crochê Tunisiano – Barroco Maxcolor

Material Utilizado:

Barroco Maxcolor 8001, 1449 e 7738;
Agulha para crochê 4 mm.

Veja outras receitas sobre Tapete de Crochê que vão te inspirar ainda mais.

 

Tamanho: 66 X 41 cm

Execução:

Embora a técnica utilizada seja de crochê tunisiano, trabalha-se com a agulha de crochê.

Com a cor marrom faça 80 corr (79 de base + 1 de virada) e 1 p.b. na 2ª corr a contar da agulha. Trabalhe 1 triângulo na lateral direita, 6 quadrados e mais 1 triângulo na lateral esquerda conforme segue:

Triângulo Lateral direita – De agora em diante faça carr de ida montando os pontos sobre a agulha e carr de volta tirando de 2 em 2 fios: passe a agulha embaixo do fio do p.b. que está mais próximo da agulha e busque o fio que está passando sobre o dedo indicador mantendo os 2 fios sobre a agulha; entre com a agulha na próxima corr de base e busque novamente o fio (carr de ida) – observe que tem 3 fios sobre a agulha; pegue nova laçada e passe dentro de 2 fios que estão sobre a agulha, pegue outra laçada e retire os últimos 2 fios da agulha (carr de volta).

2ª carr: recomece a montagem dos pontos na agulha – passe a agulha embaixo do fio que está mais próximo da agulha, passe embaixo do fio seguinte e passe a agulha dentro da próxima corr de base (ficaram 4 fios na agulha); volte a carr retirando de 2 em 2.

Alguns fios começam a se destacar na vertical do trabalho e é embaixo destes que se deve entrar com a agulha.

Continue assim e na 5ª carr terá 7 fios sobre a agulha na carr de ida. Volte tirando de 2 em 2 e faça 1 carr de p.bxmos até na corr de base seguinte. Os próximos motivos serão quadrados.

Quadrados- Monte 7 fios sobre a agulha, introduzindo a agulha nas próximas 6 corr de base; volte tirando de 2 em 2. Observe os fios verticais em destaque. É embaixo deles que se entra com a agulha na nova carr de ida – nos quadrados ignore o fio que está mais próximo da agulha; comece a partir do 2º e pegue os fios até na corr seguinte. Nos quadrados, em todas as carr de ida terá 7 fios sobre a agulha. Depois de tirar todos os fios da 5ª carr volte com p.bxmos at na corr de base seguinte e recomece novo quadrado.

Faça 6 quadrados (total) nesta carr e termine com 1 triângulo no lado esquerdo desse modo:

Triângulo no lado esquerdo: monte os 7 pontos sobre a agulha, assim como no quadrado e retire de 2 em 2. Como não tem mais corr de base, em cada carr terá menos 1 fio sobre a agulha. Trabalhe desse modo até ficar com apenas 1 fio na agulha. Corte e arremate o fio.

Trabalhe a próxima carr com o fio amarelo e esta carr será toda de quadrados. Comece a montagem dos fios sobre os p.bxmos do triângulo direito, introduzindo a agulha embaixo das corr (não no fio vertical) e o último fio a ser montado será na corr da lateral do quadrado. Nas demais carr de ida a montagem é feita no fio vertical.

Nesta carr serão formados 7 quadrados. No final, corte e arremate o fio.

Trabalhe com o fio branco 1 triângulo no lado direito da peça, iniciando sobre o triângulo marrom e junto com o 1º ponto amarelo: faça 1 corr e 1 p.b. neste lugar – no p.b. puxe a laçada retirando os fios da agulha e trabalhe o triângulo branco como o marrom, usando as corr da lateral do quadrado como base.

Repita a sequência de cores (marrom/amarelo/branco) e carr com e sem triângulos até completar 9 carr marrom.

Triângulos de finalização da peça: com o fio branco monte 7 fios sobre a agulha e volte retirando de 2 em 2 até ficar com 3 fios sobre a agulha. Retire estes últimos 3 fios de uma só vez. Monte 6 fios sobre a agulha, retire de 2 em 2 até sobrar 3; retire os 3 juntos. Continue assim até ficar com apenas 3 fios na carr de ida e retire todos de 1 só vez; volte com 2 p.bxmos e recomece novo triângulo.

Depois de finalizar a peça neste lado, volte ao início e faça os mesmos triângulos de finalização na base do tapete (também com o fio branco).

Passe as voltas de acabamento.

Artesã: Heloisa Mazoni

Categoria:
  Receitas de Crochê
bazarhorizonte.com.br
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 000
Sobre

 Bazar Horizonte

  (3731 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Comente

Your email address will not be published.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com