Fuxico Fashion

By Bazar Horizonte 8 anos ago
Home  /  Artesão por Profissão  /  Fuxico Fashion

Fuxico Fashion

A reunião entre amigas para fazer artesanato e conversar sobre a vida é, mais uma vez, tema de um artesanato típico do Brasil, o fuxico. O nome da técnica de costura foi dado, graças às mulheres do Nordeste que reuniam-se para criar peças e contar os fuxicos e mexericos do dia a dia de suas comunidades umas as outras.

Cogita-se que a técnica tenha sido popularizada no universo do patchwork, no começo do século XX, sob influência dos escravos africanos, que ganhavam de seus senhores restos de tecido e confeccionavam colchas para se aquecerem.

Antiga, a técnica do fuxico possui mais de 150 anos, e consiste no reaproveitamento de tecido, alinhavado nas extremidades e franzido, para fazer diversos adereços, como colchas, centros de mesa, enfeites, aplicações, entre muitas outras.

Existem muitas maneiras de fazer fuxico, mas a tradicional consistem em alinhavar um círculo de tecido e franzir as extremidades, formando trouxinhas delicadas.

fuxico

Crédito imagem: Infoescola

No mundo da moda, muitos estilistas famosos já utilizaram essa técnica, popular no mundo inteiro, em suas coleções. Entre eles o brasileiro de Minas, Renato Loureiro, o paulista dono da M.Officer, Carlos Miele e o internacional Jean Paul Gaultier

Com uma coleção repleta de referências em fuxico, o estilista mineiro foi muito bem sucedido em sua apresentação de outono inverno no São Paulo Fashion Week em 2005, mostrando ao mundo o potencial criativo do artesanato brasileiro.fuxico-2

fuxico-3

Invente moda!

Por ser uma técnica que exige mais paciência do que habilidade fazer fuxico é possível para todos aqueles que gostam de praticar artesanato. Inspirando-se nos grandes estilistas, você pode criar sua própria coleção, tanto para usar, quanto para revender. Você pode criar aplicações em blusinhas, acessórios, saias, cachecois, brincos, colares, tiaras e muito mais.

O fuxico é um dos queridinhos da moda, é atemporal e cai bem em calças, vestidos, camisas, camisetas, acessórios e muito mais.

Prepare suas linhas, agulhas e a criatividade para desenvolver criações lindíssimas cheias de personalidade. O fuxico é uma das técnicas de artesanato mais populares do mundo e nunca sai de moda.

Inspire-se com algumas ideias e comece agora mesmo a fuxicar!

fuxico-4

Que tal ver esses itens no Bazar Horizonte?
Category:
  Artesão por Profissão
this post was shared 0 times
 200
About

 Bazar Horizonte

  (4446 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com