Fuxico Fashion

Por Bazar Horizonte 6 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Artesão por Profissão  /  Fuxico Fashion

Fuxico Fashion

A reunião entre amigas para fazer artesanato e conversar sobre a vida é, mais uma vez, tema de um artesanato típico do Brasil, o fuxico. O nome da técnica de costura foi dado, graças às mulheres do Nordeste que reuniam-se para criar peças e contar os fuxicos e mexericos do dia a dia de suas comunidades umas as outras.

Cogita-se que a técnica tenha sido popularizada no universo do patchwork, no começo do século XX, sob influência dos escravos africanos, que ganhavam de seus senhores restos de tecido e confeccionavam colchas para se aquecerem.

Antiga, a técnica do fuxico possui mais de 150 anos, e consiste no reaproveitamento de tecido, alinhavado nas extremidades e franzido, para fazer diversos adereços, como colchas, centros de mesa, enfeites, aplicações, entre muitas outras.

Existem muitas maneiras de fazer fuxico, mas a tradicional consistem em alinhavar um círculo de tecido e franzir as extremidades, formando trouxinhas delicadas.

fuxico

Crédito imagem: Infoescola

No mundo da moda, muitos estilistas famosos já utilizaram essa técnica, popular no mundo inteiro, em suas coleções. Entre eles o brasileiro de Minas, Renato Loureiro, o paulista dono da M.Officer, Carlos Miele e o internacional Jean Paul Gaultier

Com uma coleção repleta de referências em fuxico, o estilista mineiro foi muito bem sucedido em sua apresentação de outono inverno no São Paulo Fashion Week em 2005, mostrando ao mundo o potencial criativo do artesanato brasileiro.fuxico-2

fuxico-3

Invente moda!

Por ser uma técnica que exige mais paciência do que habilidade fazer fuxico é possível para todos aqueles que gostam de praticar artesanato. Inspirando-se nos grandes estilistas, você pode criar sua própria coleção, tanto para usar, quanto para revender. Você pode criar aplicações em blusinhas, acessórios, saias, cachecois, brincos, colares, tiaras e muito mais.

O fuxico é um dos queridinhos da moda, é atemporal e cai bem em calças, vestidos, camisas, camisetas, acessórios e muito mais.

Prepare suas linhas, agulhas e a criatividade para desenvolver criações lindíssimas cheias de personalidade. O fuxico é uma das técnicas de artesanato mais populares do mundo e nunca sai de moda.

Inspire-se com algumas ideias e comece agora mesmo a fuxicar!

fuxico-4

Que tal ver esses itens no Bazar Horizonte?
Categoria:
  Artesão por Profissão
bazarhorizonte.com.br
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 200
Sobre

 Bazar Horizonte

  (3924 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Comente

Your email address will not be published.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com