Scrapbook – A arte de Guardar Memórias

Por Bazar Horizonte 5 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Artesão por Profissão  /  Scrapbook – A arte de Guardar Memórias

Scrapbook, A arte de Guardar Memórias

Recordar é viver, já diria o ditado. E guardar memórias sempre foi uma prática que fez parte da vida das pessoas. Há um tempo atrás, meninas faziam diários que começavam pequenos, e terminavam enormes, com as mais variadas lembranças: desde papeis de bala, ingressos de cinema a cartões postais e cartas.

Os álbuns de fotografia com película foram popularizados e os cadernos descreviam acontecimentos inesquecíveis, repletos de relatos dos amigos que passavam pelo caminho. E foi esse prazer pela descrição e composição de memórias que originou a arte do scrapbook.

Um dos mais famosos scrapbooks do mundo foi desenvolvido por William Granger em 1769, e contava a história da Inglaterra, seguida de ilustrações feitas pelo próprio autor. Quando lançou a segunda edição, William acrescentou algumas páginas em branco, para que os leitores também pudessem interagir com o conteúdo do livro da maneira que quisessem.

Após esse período, entre o século XIX e XX fenômenos como o surgimento da impressão colorida, dos cromos, uma oferta maior de papeis e o avanço de técnicas como a gravação, tipografia e litografia, a prática foi ganhando forma, enquanto os livros de amizade surgiam e se popularizavam, principalmente, entre as mulheres.

Em 1845, especificamente, o termo The Scrapbook foi designado como um hobby que consistia em utilizar um livro em branco para guardar memórias, através de fotografias, colagens, desenhos e recortes de jornal. E, finalmente, com o avanço da fotografia o scrapbook tomou a forma mais parecida como conhecemos hoje.

Guardar memórias e contar histórias de maneira criativa: essa é a proposta do scrapbook

scrapbook

scrapbook-1

De volta ao nosso tempo, a arte do scrapbook cresceu e se profissionalizou. O que levou a indústria de materiais desse segmento a ampliar suas ofertas e desenvolver produtos cada vez mais sofisticados, e, consequentemente, resultar em trabalhos mais elaborados.

Hoje, o que vemos são tanto artesãos que produzem os mais variados formatos de peças para a venda, quanto entusiastas dedicados, que detalham momentos importantes por meio de recortes, fotos, adesivos , cordões, carimbos, papeis e uma infinidade de materiais que expressem sua criatividade e representem o momento.

Por onde começar um scrapbook?

Primeiramente, defina o tema que você pretende criar. Dessa maneira será mais fácil de escolher layout, materiais, cores e etc. Existem muitos modelos de álbum para esses trabalhos, que você pode ir acrescentando as folhas de refil conforme quiser aumentar a sua história. Além disso, você também pode criar o seu próprio scrapbook personalizado, com folhas individuais, unidas por argolas.scrapbook-2

Um bom layout é composto principalmente por uma foto e alguns elementos relacionados. Título, texto e foto devem ser distribuídos conforme sua criatividade. Uma dica extra é sempre colar as fotos, figuras ou outros apliques com cola acid free  que evita os tons amarelados que se formam com o tempo e preservam seu álbum por mais tempo.

Você precisa de alguns materiais básicos para você começar seu scrapbook

A partir disso é só você juntar os materiais que mais combinarem com o seu projeto e ir se dedicando e se divertindo ao seu scrapbook. Se você quiser saber mais sobre os materiais para começar seu scrapbook, assista ao vídeo:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=Ghm7Ntwwjqc[/embedyt]

scrapbook-blog

Que tal ver esses itens no Bazar Horizonte?
Categoria:
  Artesão por Profissão
bazarhorizonte.com.br
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 300
Sobre

 Bazar Horizonte

  (3677 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Comente

Your email address will not be published.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com