Tipos de Bordado – O Bordado da Madeira

By Bazar Horizonte 8 anos ago
Home  /  Artesão por Profissão  /  Tipos de Bordado – O Bordado da Madeira

Portugal e sua Riqueza no Bordado

Se existe um país onde o bordado é uma tradição cultural presente em diversas formas, por todo o seu território, é Portugal. São dezenas de técnicas (uma mais linda do que a outra) que chegaram no local ainda na época dos descobrimentos , e, por meio de influências do exterior, tornaram-se referência mundial.

Os bordados portugueses se diferenciam pelos inúmeros pontos, bases e materiais utilizados em seu desenvolvimento, que tornam cada resultado único e característico da região onde é praticado.

Entre os mais famosos tipos de bordado portugueses estão o da Madeira, o de Castelo Branco , o de Nisa e o de Viana, e ainda há dezenas de outros tipos, separados por região.

Portugal possui dezenas de tipos de bordado e pode ser considerado um dos países que mais contribuíram para a preservação desse artesanato.

Sua majestade, o Bordado da Madeira.

Considerada uma das mais nobres técnicas de bordado do mundo, foi levada à Ilha da Madeira, arquipélago localizado em Portugal, pela família inglesa Phelps, em 1784.

Conta-se que foram os trabalhos desenvolvidos na escola de bordado fundada por Elizabeth Phelps que deram visibilidade ao Bordado da Madeira. No começo, os bordados eram vendidos apenas para família e para o círculo de pessoas mais próximas, e tempos depois, as vendas começaram a atingir os turistas.

Os trabalhos se tornaram tão populares e procurados, que foram expostos não só na capital da Ilha, Funchal, como também em Londres, na Exposição Universal, revelando o Bordado da Madeira como uma arte pura e dotada de inconfundível perfeição artística.

O Bordado Madeira esteve e está presente em palácios, castelos e nas casas mais finas da Europa.

bordado

E o tempo foi generoso com o Bordado da Madeira. Até o século XIX estabeleceram-se centenas de pátios industriais e mais de 70 mil bordadeiras desenvolvendo o trabalho individualmente, tornando essa indústria consolidada e sinônimo de nobreza. Mas foi somente no século XX tornou-se exportação no mundo inteiro.

Alguns dos pontos mais usados no Bordado Madeira são cavaca, arrendados, oficial, richelieu, de sombra, bastidor, pé de flor, francês, caseado, ponto de remendo, cordão.

Ação de dia dos namorados com bordado em Portugal.

E não poderia se esperar uma ação melhor para representar a cultura de um país como a promovida no último Valantines Day (Dia dos Namorados comemorado mundo a fora no dia 14 de fevereiro), pela TAP, empresa aérea de Portugal.

Para homenagear os apaixonados, a companhia colocou em praticamente todas as as poltronas de sua frota, os chamados Lenços de Namorados com o intuito de divulgar e ajudar a comercializar o trabalho da Cooperativa Aliança Artesanal, entidade que pretende recuperar a tradição portuguesa do bordado.

O resultado foi um embarque cheio de amor à cultura local, que mostrou que quando se valoriza as tradições de seu país, nada mais justo do que fazer uma belíssima demonstração de amor.

bordado-2

Category:
  Artesão por Profissão
this post was shared 0 times
 100
About

 Bazar Horizonte

  (4447 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com