Tapete e Cesto de Gomos em Trapilho – Fios de Malha

Por Bazar Horizonte 2 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Receitas de Crochê  /  Tapete e Cesto de Gomos em Trapilho – Fios de Malha

Um tapete oval e um cestinho com esse efeito de “gomos” devido ao ponto utilizado…

foto1

Há tempos, já tinha feito uma bolsa com este ponto e lembrei-me de experimentar num tapete para ver como ficaria. Aqui está o resultado que me pareceu bem interessante e diferente…

foto2

O ponto é muito fácil! É formado por 2 carreiras de pontos baixos e uma terceira de pontos baixos alongados, que cobrem as 2 carreiras anteriores, formando assim esses “gomos.

foto3

Aproveitei um passo a passo do ponto que tinha feito para a bolsa mencionada anteriormente. Para o gráfico e o Passo a Passo do ponto, clique em “Gráficos aqui”, ao final da postagem

foto4

No cesto, acentuei esses gomos fazendo uma carreira de pontos baixíssimos entre eles…

foto5

Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla “Ctrl” e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Gráfico e PAP do Ponto

Abaixo, o passo a passo do ponto. Como descrito mais acima, cada gomo é formado por 3 pontos: 2 carreiras de pontos baixos comuns e uma terceira carreira de pontos baixos alongados e que se sobrepõem às 2 carreiras anteriores:
foto6

Trabalhei com agulha de 10 mm. Abaixo, os gráficos das carreiras iniciais do tapete oval. Depois, é só continuar com a mesma lógica dos aumentos nas partes curvas das carreiras de pontos baixos comuns. No caso das carreiras de pontos baixos alongados, continuar fazendo nas partes curvas os 2 pontos em cada ponto da volta anterior, como mostram os gráficos e as fotos.

Entretanto, estes aumentos dependem muito da grossura dos seus fios. Se começar a fazer “ondas” significa que tem aumentos demais. Neste caso, terá que desmanchar essa volta e fazer menos aumentos, pulando 1 ou 2 pontos entre cada aumento. Foi o que aconteceu comigo na carreira verde: comecei a curva com 2 pontos em cada ponto e, depois, fiz a curva pulando 2 pontos 😉

Terminei a peça com 2 carreiras de pontos baixos, sendo que eu fiz a segunda pegando somente na alça de fora dos pontos da carreira anterior.
foto7
Para o cesto, faz-se uma base redonda em pontos baixos ou altos do tamanho desejado. Em seguida, começar a “subir” a primeira carreira de pontos baixos pegando somente na alça de trás de cada ponto da carreira anterior. Subir a segunda carreira de pontos baixos pegando normalmente nas duas alças e, finalmente, fazer a terceira carreira de pontos baixos alongados que completa o ponto. Repetir esta sequência até a altura que quiser, mas pegando sempre nas 2 alças para fazer as 2 carreiras de pontos baixos Depois da peça pronta, fiz essas carreiras, em roxo, de pontos baixíssimos entre os “gomos” e no topo, como mostram as fotos.
base_anuncio-blog

Você pode gostar também:

Categoria:
  Receitas de Crochê
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 500
Sobre

 Bazar Horizonte

  (2285 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Comente

Your email address will not be published.

Ebook 5 Receitas

Receba direto no seu email um eBook com 5 receitas surpreendentes.
Email
Nome
Cadastro 100% Seguro ;)