Como fazer Bordados a Mão

Por Bazar Horizonte 2 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Artesão por Profissão  /  Como fazer Bordados a Mão

Bordado da juventude

O bordado como conhecemos, o ponto cruz a exemplo, surgiu na pré-história, como técnica utilizada para a costura das vestes da época. Isso significa, que o bordado é uma técnica tão antiga quanto a própria existência humana.

De lá pra cá, muitas e muitas gerações se passaram tendo o bordado como representação feminina. Quantas mulheres aprenderam a bordar com as avós, mães e tias e repassaram essa prática geração após geração, não é mesmo? E por um longo tempo, foi essa a identidade da mulher ideal: sentada na sala de sua casa, com seus bastidores, linhas e agulhas, bordando enxovais e paisagens durante o dia, enquanto esperava o provedor.

Hoje, o que era uma convenção, tornou-se diversão e trabalho para essas mulheres, que enquanto praticam o bordado, discutem de assuntos mais polêmicos até conversas que aliviam o estresse do dia a dia. O resultado são trabalhos cheios de personalidade e doçura, representam aquilo o que elas pensam e o que são.

Para as adeptas da prática, o bordado é hoje, uma forma de expressão dos temas atuais.

Em São Paulo, um grupo formado por professora, ex-alunas e amigas que simpatizam com técnicas manuais em geral (bordado e tricô basicamente), se encontram periodicamente, para passarem algumas horas juntas, desenvolvendo seus trabalhos e enquanto conversam sobre os seus aprendizados e a vida.

Tratam-se de mulheres bem resolvidas, modernas, que trabalham, criam seus filhos ou estão construindo uma família, e pensam no bordado como uma forma de terapia. Ou mesmo, para mudarem totalmente o rumo de suas carreiras. Como é o caso de Camila Belotti , designer gráfica de 31, proprietária da Belô Bordados & Ilustração.

foto_1

“Sempre tive contato com bordado, através da minha nonna e também em algumas referências de ilustradores e artistas. Mas comecei de fato a bordar, há pouco mais de um ano. Estava em uma fase difícil, de mudanças profissionais e, então, comecei a ter algumas aulas na Novelaria. Além de terapia, acabei descobrindo no bordado uma nova forma de ilustrar, um possível novo caminho. É uma técnica tão antiga, mas que te dá tanta liberdade, tantas opções, que não tem como não se apaixonar” conta a bordadeira.

A tradição do bordado é mantida por jovens que ama arte e procuram através disso aliviar as tensões do dia a dia.

No final das contas, o que esse novo nicho de bordadeiras faz enquanto se reúne, não é muito diferente do que era antigamente. O que muda realmente é a opção que cada uma teve e em como fazer bordados a mão transformou cada uma delas e suas reflexões e pautas sobre o mundo atual. Temas como feminismo, machismo, liberdade, sexualidade e padrão de beleza são colocados em debate, e na maioria das vezes representados em seus trabalhos.

foto_2

“Meus trabalhos tem dois lados, mas ambos, expressam sentimentos e meus gostos. Eles acompanham muito o que penso e como estou me sentindo e, sempre tento inserir algum elemento mais de moda, por exemplo. Exploro muito a figura feminina, o universo feminino e, muitas vezes, trata-se de como estou me sentindo naquele momento, como mulher”, explica Camila a respeito do seu trabalho.

E o movimento do bordado no Brasil só aumenta. Com muita frequência os encontros acontecem em locais públicos para ganhar mais simpatizantes. O Clube do Bordado , de tempos em tempos, organiza encontros no Ibirapuera, em São Paulo. Vale ficar de olho na agenda. Há ainda, aulas gratuitas e eventos só de bordados, no SESC, temáticos e bem legais para quem quer ver o que se tem feito por aí. Fique de olho!

Mas a dica valiosa mesmo, é aplaudir e apreciar esse trabalho manual que está sendo preservado pelas boas mãos de mulheres que, literalmente, pintam, bordam e expressam seus sentimentos por meio de uma das mais antigas e belas formas de artesanato do mundo, o bordado.

bordado-blog

Você pode gostar também:

Categoria:
  Artesão por Profissão
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 100
Sobre

 Bazar Horizonte

  (2255 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Comente

Your email address will not be published.

Ebook 5 Receitas

Receba direto no seu email um eBook com 5 receitas surpreendentes.
Email
Nome
Cadastro 100% Seguro ;)