Receita: Blusa de Motivos Matizados – Linha Camila e Linha Camila Fashion

Por Bazar Horizonte 6 anos atrás7 Comments
Home  /  Receitas de Crochê  /  Receita: Blusa de Motivos Matizados – Linha Camila e Linha Camila Fashion


Tamanho
– 38/40

Material
Linha Camila (nov. 500 m): 1 nov. na cor 3021 (verde matizado).
Linha Camila (nov. 125 m): 1 nov. em cada uma das seguintes cores BC (branco), 3017 (roxo matizado), 1202 (vermelho-matizado), 1059 (laranja matizado), 291 (amarelo).
Linha Camila Fashion (nov. 500 m): 1 nov. na cor 3021 (verde matizado).
Ag. para crochê de aço niquelado Corrente Milward de 1,75 mm.
Ag. Tapestry Corrente Milward nº 22.
•Papel para molde

 

Abreviaturas e pontos utilizados

ag. – agulha; arrem. – arrematar; duplo – trab. Com dois fios da linha; carr. – carreira; corr. – correntinha; m.p.a. – meio ponto alto; p. – ponto; p.a. – ponto alto; p.a. pela frente – faça o p.a. envolvendo o p. da carr. anterior da frente para trás; p.a. por trás – faça o p.a. envolvendo o p. da carr. anterior de trás para a frente; p.a.d. – ponto alto duplo; p.b. – ponto baixo; p.bx. – ponto baixíssimo; simples – trab. com um fio da linha; trab. – trabalhe.

Ponto em rede – siga o respectivo diagrama.

Arcos de correntinhas – faça 1 p.b. no elemento, * trab. as corr. necessárias, 1 p.b. na peça * e repita de * a *. Quando a distância for muito grande para um p.b., substitua-o por 1 m.p.a., 1 p.a. ou, em alguns casos, por um p.a.d.

Execução

Importante: a linha Camila Fashion é sempre trabalhada com um fio; a linha Camila 1000 é trabalhada simples, com um fio, ou dupla, com dois fios. Veja na explicação de cada elemento. Ao trabalhar a linha Camila dupla, prepare o novelinho do elemento de forma que o matizado do fio seja similar.

Costas – com a linha Camila verde matizada simples monte 94 corr. e trab. no p. em rede, executando 31 quadradinhos vazios na 1ª carr. Trab. 43 carr. e, no final, suba 3 corr. e trab. seguindo o diagrama, executando as cavas e o decote como indicado no

diagrama, completando o outro lado em sentido contrário.

Frente – a frente é composta de conjuntos e de motivos, todos unidos entre si como você preferir. E depois os espaços vazios são completados com o ponto em rede e arcos de corr. Siga a disposição dos elementos do esquema da blusa da foto ou faça a sua própria disposição. Primeiro, como base, prepare um molde em papel nas medidas das costas, com o decote mais abaixo, como mostra a parte acinzentada sob o diagrama das costas. Se desejar, acinture levemente. Em seguida, faça os elementos decorativos da frente.

Conjunto de flores A: com a linha roxo matizada dupla trab. 4 flores A e una-as entre si com p.bx. como mostra a bolinha vermelha no esquema. Com a linha amarela dupla faça um miolo e prenda com pontinhos à mão no centro de cada flor. Com a linha Camila Fashion faça uma folha 1 e 3 folhas 2 e prenda-as pela última carr., com p.bx., como indicado pela bolinha vermelha. Reserve. Conjunto de flor B: com a linha laranja matizada simples trab. uma flor B: primeiro execute as 5 carr. marcadas em preto no diagrama, que correspondem às pétalas da flor. Depois prenda a linha branca simples e trab. os p.b. somente no contorno das pétalas. Esses p. estão marcados em vermelho no diagrama. No intervalo entre uma pétala e outra, trab. o p.b. alongado para delimitar melhor a pétala.

Com a linha Camila Fashion faça 3 folhas 3 e unas pelo centro, com p.bx., como indica a bolinha vermelha, formando um trevo. Pelo direito de cada folha, borde o p. de cadeia na linha central com o fio Camila Fashion, formando a nervura. Por último,

com o fio Camila verde matizado simples, contorne toda a volta desse trevo de três folhas com 1 carr. de arcos de corr. : * 1 p.b. no elemento, 5 corr., * e repita de * a * e, seguindo o esquema, quando chegar na altura da flor prenda-a nessa carr., formando o conjunto. Reserve. Além do conjunto de flor B, faça mais duas flores B individuais, substituindo a linha laranja uma vez pela vermelha matizada e uma vez pela roxa matizada. Conjunto de flores C: com a linha branca simples trab. 6 flores C executando as três primeiras carr. Da flor C (em preto) e arrem. Arrem. as flores com a carr. de p.b., sendo 3 das flores com laranja matizado simples e 3 das flores com roxo matizado simples, fazendo o p.b. alongado como indicado e prendendo as flores entre si com p.bx., seguindo o esquema. Reserve.

Conjunto de flor D: com a linha Camila Fashion faça 2 folhas 3 e una-as com p. bx. pela última carr., como indicado no esquema e borde a haste central em p. de cadeia. Com a linha vermelha matizada dupla trab. a flor D e, na última carr., prenda-a no trevo como indicado. Com a linha branca simples, borde o p. de cadeia pelo direito, acompanhando o contorno. Reserve.BR 366-11

Conjunto de flores E: com a linha Camila Fashion trab. como indicado no diagrama e monte 3 conjuntos conforme mostra o esquema ao lado do diagrama. Ao executar as flores, trab. flores variadas com 13 a 20 p.a., como preferir. Reserve.

Flor F: com a linha amarela dupla, monte as corr. E trab. a carr. de p.a. para o miolo. Com a linha branca dupla, trab. as pétalas e arrem. Com a linha Camila Fashion arrem. toda a volta das pétalas com p.b. Por último, com a linha Camila verde matizada simples, com p. à mão, prenda junto a base das pétalas por aprox. 1 cm. Reserve.

Flor G: com a linha amarela dupla, monte as corr. E trab. a carr. de p.a. para o miolo. Com a linha branca dupla, trab. as pétalas e arrem. Com a linha Camila Fashion trab. o contorno do medalhão.

Flor H: com a linha amarela dupla, monte as corr. E trab. a carr. de p.a. para o miolo. Com a linha branca dupla, trab. as pétalas e arrem. Com a linha Camila Fashion arrem. toda a volta das pétalas com p.b.No final, suba até o alto de uma pétala com p.bx. e contorne toda a volta com as corr., como mostra o diagrama, formando o medalhão. Com a linha Camila verde matizada simples e p. à mão, prenda junto a base das pétalas por aprox. 1 cm. Reserve.

Flor I: com a linha Camila Fashion monte as corr. E siga o respectivo diagrama. Reserve.

Flor J: trab. as 4 carr. do diagrama da flor J com a linha branca simples e arrem. Trab. mais uma carr. De p.b. com a linha roxa matizada simples em toda a volta da última carr. Faça 2 flores J e reserve.

Flor K: trab. 3 flores K seguindo o respectivo diagrama, com fio duplo, cada uma em uma cor: vermelho matizado, laranja matizado e roxo matizado. Note que ao trab. a 3ª carr., a base das corr. da segunda fileira de pétalas, faça o arco de corr. pela frente do trabalho. Reserve.

Conjunto de flores F, L e M: faça 1 flor F como indicado anteriormente. Flor L: com a linha vermelha matizada trab. as 5 carr. do diagrama e arrem. Com a linha branca, trab. 1 carr. de p.b. ao redor das pétalas igual à flor B e na última carr., prenda à flor F como indicado no esquema, com p.bx. (veja as bolinhas azuis). Trab. mais duas flores L iguais a esta, mas uma com o fio amarelo e uma com o fio matizado roxo e una-as pela última carr., com p.bx., como indicado. Com a linha branca, trab. duas flores M seguindo o respectivo diagrama e prenda com p.bx. como indicado.

Flor N: com a linha Camila Fashion siga o respectivo diagrama.

Folhas 4, 5, 6 e 7: com a linha Camila Fashion, siga o respectivo diagrama e trab. a quantidade de folhas desejada. Na peça, foram executadas 2 folhas 4, uma para cada ombro; foram distribuídas 12 folhas 6 na borda das cavas e do decote; e 13 folhas 7, agrupando 5 delas no alto do lado direito e 7 na lateral inferior esquerda.

Composição da frente: distribua todos os conjuntos e motivos acima no molde em papel e alinhave-os nos lugares com p. grandes. Em seguida, com a linha Camila verde matizada simples trab. arcos de corr. em volta dos elementos que estão mais próximos e una-os entre si com esses arcos, com p.bx. Preencha os espaços vazios maiores com o p. em rede. Por último dê forma à frente com os arcos de corr. feitos

em toda a volta externa da peça, acompanhando o contorno do molde. Arrem. os lados dessa peça com 1 carr. de p.b.

Montagem e acabamento

Junte a frente e as costas e feche os lados e os ombros com pontinhos à mão. Com a linha Camila Fashion¸ arrem. toda a borda inferior da regata com 1 carr. de p.b. Com a linha Camila verde matizada simples, arrem. as cavas com 3 carr. de arcos de 5 corr. e 1 carr. de p.b. ou m.p.a., como preferir. Arrem. toda a borda do decote com 1 carr. de p.b. ou m.p.a. Dica – Ao trabalhar os elementos, procure deixá-los homogêneos, sem repuxarem. Se você sentir necessidade, faça mais ou menos p. de acordo com a sua tensão de ponto. Se você preferir, execute menos elementos e mais ponto em rede para um efeito mais suave.

Para outros tamanhos – faça um molde da regata no tamanho desejado para as costas. Execute as costas seguindo esse molde. Depois, risque o decote da frente e trabalhe a frente seguindo essa medida. Lembre-se que para tamanhos maiores haverá a necessidade de completar mais espaços com o ponto em rede ou com arcos de correntinhas. Se desejar, forre a regata.

Você pode gostar também:

Categoria:
  Receitas de Crochê
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 000
Sobre

 Bazar Horizonte

  (2168 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

7 Comments

Comente

Your email address will not be published.

Ebook 5 Receitas

Receba direto no seu email um eBook com 5 receitas surpreendentes.
Email
Nome
Cadastro 100% Seguro ;)