Material Utilizado: |
Veja outras receitas de Regata de Crochê que vão te inspirar ainda mais. |
INSTRUÇÕES
As meias são tricotadas da ponta do pé até o punho (toe-up). Isso tem a vantagem de que podem ser experimentadas ao longo do processo. Além disso, o cano pode ser tricotado até que todo o novelo de lã seja usado.
Essa vantagem fica ainda mais evidente quando você tricota as duas meias em paralelo, usando dois pares de agulhas — uma meia começando pelo centro do novelo e a outra pela parte externa.
Como funciona?
Tricotando meias toe-up — da ponta do pé até o punho
As meias toe-up são tricotadas da ponta dos dedos até o punho. Para quem já tem experiência com meias top-down (do punho para a ponta), mudar para a versão toe-up exige um pouco de adaptação, mas oferece variedade e muitas novas possibilidades.
O punho pode ser tricotado até que toda a lã seja usada. Essa vantagem fica ainda mais clara quando se tricota as duas meias em paralelo, usando dois pares de agulhas. Assim, é possível aproveitar o novelo até o último metro.
No entanto, isso não funciona com todos os tipos de lã para meias — especialmente se você quiser manter um padrão espelhado idêntico nas duas meias.
GRÁFICOS
Gráfico da meia Toe-Up:
Amostra de tensão: 22 pontos / 30 carreiras = 10 × 10 cm
PONTOS UTILIZADOS E ABREVIATURAS
m – ponto meia
t – ponto tricô
pt – ponto(s)
aum – aumento
EXECUÇÃO
Tricotando a ponta (toe)
A ponta sempre começa do mesmo jeito — com 8 pontos montados paralelamente em duas agulhas.
Pegue 2 agulhas e inicie a montagem dos pontos:
-
Monte 8 pontos (4 em cada agulha).
-
Carreira 1: tricote uma volta completa em meia.
A forma como os aumentos serão distribuídos e qual padrão resultará depende do tipo de ponta escolhido. Basta escolher o formato de ponta que você preferir. Aqui apresentamos 2 variações:
Escolha a ponta que você mais gostar!
Para a Classic Rounded Toe, sempre é aumentado no início e no final de ambas as agulhas, primeiro a cada carreira, depois a cada segunda carreira (de acordo com o gráfico da meia), até que uma ponta tenha sido criada que contorne os dedos como uma faixa. Esta é uma ponta de meia clássica.
Na Round Toe, por outro lado, os aumentos são distribuídos ao longo da volta e o espaçamento aumenta em cada carreira. Dessa forma, esta ponta é moldada de forma mais arredondada, sem uma borda de aumento acentuada.
Tricotando o pé
Agora, a parte do pé é tricotada reta ou com o padrão de sua escolha.
Você pode encontrar uma tabela com os comprimentos correspondentes do pé em nossos gráficos de meias toe-up.
Se você quiser tricotar o clássico calcanhar com gomos e aba, será necessário fazer aumentos para os gomos. Portanto, o pé deve ser tricotado um pouco mais curto.
Para isso, tricote os aumentos dos gomos de acordo com o gráfico da meia no final da parte do pé, diretamente antes de começar o calcanhar.
Se, alternativamente, você quiser tricotar o calcanhar boomerang, a parte do pé pode ser trabalhada um pouco mais longa, conforme indicado na tabela.
Tricotando o calcanhar
Escolha o calcanhar que você mais gostar.
Alguns calcanhares — como o calcanhar boomerang, calcanhar shadow wrap, calcanhar com aumentos e calcanhar listrado — são tricotados da mesma forma que você já conhece do tricô de meias top-down. Outros, como o calcanhar clássico, exigem um pequeno ajuste.
Aqui apresentamos para você o calcanhar boomerang e o clássico calcanhar com gomos e aba para meias toe-up.
Dica: Qual calcanhar se adapta melhor ao pé?
✔ O calcanhar Boomerang é particularmente adequado para um peito do pé baixo a médio, pois a altura do calcanhar não pode ser ajustada.
✔ No calcanhar clássico II, a altura do pé pode ser determinada tricotando a aba e os gomos com mais ou menos aumentos do que o indicado.
Tricotando o cano e o punho
Agora vem o cano — aqui você pode tricotar qualquer padrão, assim como faria em uma meia top-down. Apenas observe que o padrão pode parecer invertido.
Para garantir que o punho fique bem ajustado, ele deve ser tricotado em um ponto de barra:
Ponto de barra:
-
2 m, 2 t
-
1 m, 1 t
Ponto barra arroz:
-
1ª carreira: 1 m, 1 t
-
2ª carreira: tudo em meia
Quando o cano e o punho atingirem o comprimento desejado, ou quando o novelo tiver sido usado após 2 meias, o punho deve ser arrematado.
O punho precisa permanecer elástico, por isso um método de arremate elástico ou o arremate italiano é particularmente recomendado.
Sua primeira meia toe-up já está pronta!!
Leave a Reply