Veja outras receitas de Regata de Crochê que vão te inspirar ainda mais.
PONTOS UTILIZADOS E ABREVIATURAS
carr: carreira corr: correntinha PB: ponto baixo PA: ponto alto PBX: ponto baixíssimo MPA: meio ponto alto DIM: diminuição AUM: aumento
EXECUÇÃO
NÍVEL
Iniciante
TAMANHO
tamanho G (aprox. 70 cm altura X 52 cm largura)
VÍDEO AULA
1) Vamos trabalhar a peça em partes separadas, com malha tecida em ponto palito do crochê tunisiano, e posteriormente vamos unir tudo com costuras feitas em crochê tradicional. A trama da peça é tecida com uma única cor, mas você também poderá fazer com listras coloridas se preferir. Vamos tecer na seguinte ordem lógica: painel traseiro, painel frontal, e barras nas partes inferior, mangas e gola.
2) Vale lembrar que se trata de uma peça sob medida, então recomenda-se ir tecendo e experimentando a peça no corpo, sempre que possível.
3) Vamos passar as orientações para você fazer sob medida e vamos também colocar as quantidades de pontos para alcançar a medida da peça original (tamanho G).
Entendendo o passo a passo sob medida, vamos iniciar compreendendo as medidas da nossa regata e a forma como vamos tecer. Você pode usar uma regata sua (ou da pessoa que vai utilizar a peça) como referência. Observe a ilustração abaixo.
Observe que a parte da frente temos o recorte no meio do peito que cria a cava do pescoço (decote) e os recortes laterais que criam as cavas para os braços. E já na parte das costas esses recortes aparecem apenas nas cavas dos braços e no pescoço não. Isso será explicado passo a passo no decorrer da receita.
Então, para construir nossa regata, vamos tecer dois grandes painéis, observando os detalhes dos recortes. Após termos tecido os dois painéis, vamos uni-los, respeitando as fendas onde passaremos os braços e cabeça.
Em seguida, vamos tecer as barras de acabamento na parte inferior, no decote e nas mangas.
PEGANDO AS MEDIDAS
Agora que já entendemos a construção da peça, vamos pegar nossas medidas! Você pode fazer isso usando uma camisa que goste de usar como referência, aí vai ter a certeza de que o tamanho tecido vai servir confortavelmente em você (ou na pessoa que vai usar a peça).
Observe que a largura será a referência de quantidade de correntinhas a iniciar nossos painéis da camisa e a altura está relacionada com a quantidade de carreiras que devemos tecer em nossos painéis da peça.
CONSTRUÇÃO DA CAMISA
Painel traseiro
Observe na ilustração abaixo que dividimos a construção do painel traseiro em três etapas.
Etapa A) Com agulha de crochê tunisiano 6mm e fio da cor Lavanda tecer um cordão de corr. com 80 corr. (ou o suficiente para atender a medida da largura da sua regata, conforme orientado anteriormente aqui na apostila). Em seguida tecer o padrão de pontos palitos até alcançar a altura do início da cava dos braços. No caso da peça original, foram tecidas 57 carreiras de ponto palito, que corresponderam a aproximadamente 42 cm de altura.
Etapa B) Agora, para começarmos a criar as cavas dos braços, faremos carreiras com diminuições no início de no final de cada carreira ímpar (totalizando duas diminuições por carreira) e nas carreiras pares faremos apenas pontos, sem diminuições. Isso vai criar uma design com recorte sutil e delicado.
Então, nossas carreiras vão ficar assim:
1ª carr. da etapa B: tecer 1 p.palito, tecer 1 diminuição, tecer p.palito até restarem 4 pontos sem tecer e então fazer “1 diminuição, 1 p.palito e o ponto palito de borda, para finalizar a carreira”.
2ª carr. da etapa B: tecer 1 p.palito sobre cada ponto de base. Na peça original foram tecidas 40 carreiras, que corresponderam aproximadamente a mais 30 cm de altura, totalizando assim aproximadamente 72cm de altura. Carr. de arremate da etapa B: fazer 1 carr. de arremate, tecendo 1 PB dentro de cada ponto palito da carr. anterior.
Etapa C) Para finalizar esse painel traseiro vamos fazer um contorno de p.b. em torno de toda a peça, com o objetivo de aprimorar o acabamento e facilitar as costuras que serão feitas posteriormente. Para isso, com agulha de crochê tradicional nº 4mm, vamos tecer 1 p.b. em cada ponto de base e também 1 p.b. em cada espaço disponível de cada lateral de carreira. Atentar para que nos 4 cantos desse painel sejam colocados 2 p.b. afim de deixar um contorno mais arredondado na peça. Enfim, cortar o f io e arrematar. Aqui, temos nosso painel traseiro finalizado.
PAINEL FRONTAL
Observe na ilustração abaixo que dividimos a construção do painel traseiro em quatro etapas.
Para o painel frontal, vamos repetir exatamente o mesmo processo do painel traseiro até finalizar a “Etapa A”. Em seguida, na parte em que seria a etapa B do painel traseiro, teremos uma diferenciação, para a criação do decote. Então, seguir conforme orientado abaixo.
Etapa B) Agora, vamos tecer a trama onde irão começar a criar as cavas dos braços e também a cava do pescoço, onde formará o decote. Então, nossas carreiras vão ficar assim:
1ª carr. da etapa B: tecer 1 p.palito, tecer 1 diminuição, tecer p.palito até restarem 4 pontos sem tecer e então fazer “1 diminuição, 1 p.palito e o ponto palito de borda, para finalizar a carreira”. Retornar fazendo a descarga dos pontos.
2ª carr. da etapa B: tecer 1 p.palito sobre cada ponto de base. Retornar fazendo a descarga dos pontos.
3ª a 26ª carr. da etapa B: repetir a sequência das carr. 1 e 2.
E agora vamos dividir a peça em duas partes iguais (lado direito e lado esquerdo do decote), tecendo apenas um lado primeiro (lado direito do decote) e deixando os pontos do outro lado em espera.
Etapa C – lado direito: Separar somente metade dos pontos totais para tecer, ou seja, na peça original foram tecidos apenas 27 pontos.
1ª carr. da etapa C: tecer 1 p.palito, tecer 1 diminuição, tecer p.palito até restarem 4 pontos sem tecer e então fazer “1 diminuição, 1 p.palito e o ponto palito de borda, para finalizar a carreira”. Retornar fazendo a descarga dos pontos.
2ª carr. da etapa C: tecer 1 p.palito sobre cada ponto de base. Retornar fazendo a descarga dos pontos.
3ª a 14ª carr. da etapa C: repetir a sequência das carr. 1 e 2.
Carr. de arremate: fazer 1 carr. de arremate, tecendo 1 PB dentro de cada ponto palito da carr. anterior.
Cortar o fio.
Etapa C – lado esquerdo: Agora vamos inserir um novo fio, na parte interna do decote, na altura onde havíamos parado de tercer a outra metade do decote e vamos começar o lado esquerdo do decote.
1ª carr. da etapa C: tecer 1 p.palito, tecer 1 diminuição, tecer p.palito até restarem 4 pontos sem tecer e então fazer “1 diminuição, 1 p.palito e o ponto palito de borda, para finalizar a carreira”. Retornar fazendo a descarga dos pontos.
2ª carr. da etapa C: tecer 1 p.palito sobre cada ponto de base. Retornar fazendo a descarga dos pontos.
3ª a 14ª carr. da etapa C: repetir a sequência das carr. 1 e 2.
Carr. de arremate: fazer 1 carr. de arremate, tecendo 1 PB dentro de cada ponto palito da carr. anterior.
Cortar o fio.
Etapa D) Para finalizar esse painel traseiro vamos fazer um contorno de p.b. em torno de toda a peça, com o objetivo de aprimorar o acabamento e facilitar as costuras que serão feitas posteriormente. Para isso, com agulha de crochê tradicional nº 4mm, vamos tecer 1 p.b. em cada ponto de base e também 1 p.b. em cada espaço disponível de cada lateral de carreira. Atentar para que nos 6 cantos desse painel sejam colocados 2 p.b. afim de deixar um contorno mais arredondado na peça. Enfim, cortar o f io e arrematar. Aqui, temos nosso painel traseiro finalizado.
JUNÇÃO DOS DOIS PAINÉIS
Agora, vamos unir os dois painéis e costurá-los com PB pelo lado avesso, cuidando para deixar as fendas das mangas e gola sem costurar. O ideal nesse momento é costurar os ombros e então vestir a peça no corpo, para decidir o tamanho desejado para as mangas, e aí então costurar as laterais. Você pode usar um marcador de pontos para identificar onde sua costura deve começar e onde deve parar. Então, vamos colocar os dois painéis de frente um para o outro, com os lados direitos virados para dentro, e aí basta inserir um novo fio na parte do lado avesso do trabalho e costurar com p.bxmo. pegando uma alcinha de cada um dos painéis. Cortar o fio e arrematar as sobras. Repetir esse processo de costura nas das laterais e nos dois ombros. Pronto, já temos a peça estruturada e as fendas dos braços e cabeça definidas. Agora vamos para as barras de acabamento.
Barras de acabamento
Essas barras devem ser feitas na gola, nas mangas e na parte inferior da regata. Na peça original, vamos fazer com a cor Cinza e trabalhando com agulha de crochê 4,5mm.
GOLA
1ª carr.: Insira o fio na cor Cinza, e vamos fazer uma carr. de contorno de PB, fazendo 1 PB em cada ponto de base. Arrematar.
2ª carr.: Insira o fio na cor azul e tecer 1 PB em BLO (somente na alcinha de trás) sobre cada ponto de base. Fechar a carr. com 1 PBXMO.
MANGAS
1ª carr.: Insira o fio na cor Cinza, e vamos fazer uma carr. de contorno de PB, fazendo 1 PB em cada ponto de base. Fechar a carr. com 1 PBXMO.
2ª a 4ª carr.: Tecer 1 PB em BLO (somente na alcinha de trás) sobre cada ponto de base. Fechar a carr. com 1 PBXMO.
5ª carr.: Inserir fio na cor azul e tecer 1 PB em BLO (somente na alcinha de trás) sobre cada ponto de base. Fechar a carr. com 1 PBXMO.
6ª carr.: Fazer 1 PBX sobre cada ponto de base. Arrematar.
BARRA INFERIOR
1ª carr.: Insira o fio na cor Cinza, e vamos fazer uma carr. de contorno de PB, fazendo 1 PB em cada ponto de base. Fechar a carr. com 1 PBXMO.
2ª a 4ª carr.: Tecer 1 PB em BLO (somente na alcinha de trás) sobre cada ponto de base. Fechar a carr. com 1 PBXMO.
5ª carr.: Inserir fio na cor azul e tecer 1 PB em BLO (somente na alcinha de trás) sobre cada ponto de base. Fechar a carr. com 1 PBXMO.
6ª carr.: Fazer 1 PBX sobre cada ponto de base. Arrematar.
O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.
Leave a Reply