Você já descobriu que pode fazer do crochê um divertimento, terapia, relaxamento e uma poderosa fonte de renda, certo? Boa! Está no caminho certo. Partindo do princípio que você só precisa de agulhas e linhas, surge uma dúvida: Qual a melhor agulha de crochê para cada tipo de trabalho? Existem tantos tamanhos e modelos não é? Vamos tentar ilustrar e explicar sobre as medidas.
Cada linha possui uma recomendação de agulha para ser utilizada no rótulo. Às vezes é indicada mais de uma opção de agulha de crochê. Se você optar pelo tamanho menor, os pontos ficarão mais apertadinhos e se optar pela maior, os pontos ficarão mais soltos. Faça um teste e descubra se você gosta dos ponto mais apertadinhos ou soltos. Dica: Se você quiser um trabalho mais “apertado”, ou seja, com os pontos mais próximos e um resultado mais fechado, utilize a menor medida indicada no rótulo.
A medida da agulha de crochê irá variar de acordo com o fio escolhido e o quão “apertado” você quer. Geralmente essa informação é colocada no rótulo de cada fio. Como na figura abaixo:
JÁ SEI QUAL TAMANHO USAR, MAS QUAL MATERIAL É MELHOR?
O formato do cabo é um grande diferencial, apesar de também fazer diferença o material da região do gancho na forma como a linha irá deslizar.
São as mais conhecidas e tradicionais, normalmente para trabalhos com fios mais finos é utilizado gancho com esse material. Por exemplo: as de 0,6mm / 0,75mm / 1,0mm / 1,25mm / 1,50mm / 1,75mm.
São agulhas leves devido à sua fabricação em alumínio e indicadas para trabalhos em crochê com linhas mais grossas ou lãs. Permite regularidade de ponto e uniformidade na tensão da linha. Outra diferença é que são coloridas, o que facilita identificar seu tamanho, pois cada medida possui uma cor. Ganchos de alumínio permitem que você trabalhe suave e rapidamente.
São leves e quentes na mão. Estão disponíveis em todos os tamanhos, desde os menores até o jumbo, mas normalmente são utilizadas para barbantes (linhas mais grossas) e até mesmo tiras de tecido ou plástico.
As Agulhas Addi são importadas da Alemanha e reconhecidas por sua qualidade e conforto proporcionado. Pensando justamente no conforto da artesã, é fabricada com dois tipos de plastico: um colorido e macio, e o outro branco e firme. O equilibrio entre esses dois materiais proporciona máxima flexibilidade e durabilidade.
Além de dar muito mais conforto e agilidade na hora de produzir suas peças devido ao seu formato anatômico, elas são lindas e possuem um design super moderno; o cabo de madeira se ajusta as suas mãos e permite que você tenha uma performance ainda melhor para criar com esses dois clássicos do artesanato.
Normalmente cada ponta possui uma medida, assim você tem duas agulhas em uma só. Além disso, é possível fazer o crochê Tunisiano ou Afegão utilizando a agulha de ponta dupla.
Gancho de alumínio com cabo de plástico e borracha
Leve e ergonômica, essa agulha é desenvolvida para trazer conforto à mãos e dedos. Seu cabo macio proporciona maior leveza e conforto ao fazer o crochê
Linhas e Agulhas por Soninha Lanini
REFERÊNCIA
Agradecimento especial a Soninha Lanini do fantástico blog Crochê Fácil que foi nossa fonte de pesquisa. Conheçam o trabalho dela em: http://crochefacil.com.br/ https://www.facebook.com/crochefacildasoninha YouTube
CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS
Como podemos observar, o tamanho da agulha influencia diretamente no trabalho final, já o material da agulha pode ser uma opção muito pessoal, cada uma se adapta melhor a um tipo de material específico.