Atenção, carinho, risadas, muita conversa e artesanato. Você consideraria o resultado dessa fórmula indicado como um forte antidepressivo? Pois para um grupo de mulheres de Barreirinha, Curitiba essa é a fórmula que tem funcionado, e muito bem, diga-se de passagem.
Ao perceberem que havia um grande número de mulheres que tomavam medicamentos controlados e não trabalhavam, os agentes comunitários José Celso Garcia e Maria Aparecida da Silva Buard criaram, em 2008, esse grupo de convivência, que se encontra semanalmente na unidade básica de saúde da cidade.
O artesanato e as reuniões semanais são antidepressivos poderosos que fazem bem a alma
Enquanto se divertem produzindo peças em tricô , pinturas em tecido e outros artesanatos, colocados a venda depois de prontos, elas cantam e conversam, criando laços de amizade que as auxiliam em seus tratamentos da maneira mais benéfica e natural possível. Dados fornecidos pela unidade de saúde relatam que 2 das 30 participantes diminuíram a quantidade de medicamentos após o início das reuniões.
Atividades como essa levam benefícios a todos: para as pacientes que desenvolvem e aprendem novas técnicas de artesanato, convivem umas com as outras e sentem-se valorizadas e para o serviço de saúde que cria uma ligação com a comunidade, tornando-se exemplo de cidadania.
Os materiais usados nas atividades, que acontecem às segundas-feiras a tarde, são fruto de doações, além da reversão do dinheiro das vendas em feiras de artesanato e bazares onde os produtos são expostos e vendidos.
Das reuniões para a vida, as reuniões se tornaram um motivo a mais.
Para algumas, o trabalho se estendeu além do grupo e virou fonte de renda extra, pois ganhou continuidade em casa. Para outras, é o dia mais esperado da semana, pois é nesse dia que a cantoria e o artesanato rolam soltos. Mas, para todas significa uma coisa: a sensação de estarem vivas e de serem respeitadas.
São senhoras que reencontraram na terapia e no artesanato um novo sentido para suas vidas e hoje vivem com alegria, nos dando inspiração para sempre buscar nas amizades e nos trabalhos manuais a força necessária para seguir em frente.
Fonte e crédito foto 01: G abriel Rosa/SMCS // Bem Paraná http://bit.ly/20JB6RI – foto 2: Imagens Narrativas // http://bit.ly/1KGYn59
Olá vcs tem grupos assim aqui em SP?
olá Cristine infelizmente não temos. O Bazar Horizonte sempre promove aulas e Workshop em sua sede na loja física acompanhe nosso face Book e saiba mais.
https://www.facebook.com/bazarhorizonte/