Material Utilizado: |
Veja outras receitas de Blusa de Crochê que vão te inspirar ainda mais. |
PONTOS UTILIZADOS E ABREVIATURAS
Corr – Corrente ● Pbx – Meio baixíssimo ● Pma – Ponto meio alto ● Pbarra – Ponto barra ● Psimf – Ponto simulado final ● Pbase – Ponto de base ● Carr – Carreira ● Pt – Ponto ● Dim – Diminuição ● Rep -Repetir
EXECUÇÃO
Aumento – aum
O aumento neste projeto é executado em cada ponto que separa uma das partes da blusa, coincidindo com os pontos dos ombros, na frente e atrás (raglan). 4
Execução: pma, corr, pma no vão do pbase
Lace o fio, insira a agulha no vão, lace o fio, puxe para frente, lace novamente o fio e retire pelas laçadas da agulha de uma vez, corr, lace o fio, insira a agulha no mesmo vão, lace o fio, puxe para frente, lace novamente o fio e retire pelas laçadas da agulha de uma vez.
Ponto simulado final – psimf
O ponto simulado final é usado no encerramento do trabalho (ou das partes da peça), simulando a “corrente” de fechamento do ponto.
Execução: finalize o último ponto da carreira, tire a agulha do fio, corte o fio, insira a agulha de trás para frente no primeiro ponto da carreira (o que está na frente do último executado), lace o fio (já cortado) e puxe para trás do trabalho. Insira a agulha de trás para frente, embaixo e no meio do “V” do último ponto executado, lace o fio e puxe para trás do trabalho.
Ponto barra – pbarra
O ponto barra é aplicado na gola, no punho e na barra. Neste trabalho, as carreiras em que foram utilizadas o pbarra foram confeccionadas com a técnica circular, ou seja, carreiras contínuas, sem encerramento de carreira.
Execução: pma dianteiro, pma traseiro. Lace o fio do novelo, insira a agulha pela frente do trabalho, passando por detrás do pma da carr anterior, lace o fio do novelo, retorne contornando por trás do pma da carr anterior, puxe para frente, lace o fio e tire de uma vez pelas 3 laçadas da agulha, lace o fio do novelo, insira a agulha por trás do trabalho, passando pela frente do pma da carr anterior, lace o fio, retorne contornando pela frente do pma da carr anterior, puxe para trás, lace o fio e retire de uma vez pelas 3 laçadas da agulha.
Diminuição – dim
A diminuição será aplicada apenas em uma carreira, após a confecção de todo o comprimento da manga, antes do início do punho. Essa execução garante o fechamento do punho, proporcionando o efeito “bufante” da manga.
Execução: lace o fio, insira na laçada da frente do “V” do pbase, em seguida, insira novamente na laçada da frente do “V” do próximo pbase, lace o fio do novelo, puxe para frente, fica com 4 laçadas na agulha, lace o fio, tire pelas duas primeiras laçadas da agulha, lace o fio e tire pelas 3 laçadas da agulha, pma normal.
Técnica:
Neste projeto, as carreiras do corpo e da manga são confeccionadas em frente e verso (avesso), virando o trabalho a cada encerramento de carreira. As carreiras da gola, punhos e barra são confeccionadas de forma circular, ou seja, em carreiras contínuas, sem encerramento.
Padrão:
Importante:
– O padrão neste trabalho apresenta um espaço para que você preencha a quantidade de correntes iniciais e a quantidade de pontos de cada parte da blusa.
– Esse espaço deve ser preenchido de acordo com o tamanho escolhido da blusa.
– Para escolher o tamanho de sua preferência veja o “gráfico e a tabela de tamanhos”.
GOLA
– Inicie com um nó corrediço frouxo.
– Execute (a)______ correntes.
– Una a primeira corrente com a última executando um pbx.
– Coloque o marcador para se lembrar do início.
– A construção é circular, ou seja, em carreiras contínuas, sem encerramento de carreira e apenas pelo lado da frente, sem virar o trabalho.
– Todas as carreiras da gola são feitas com pbarra (Veja “execução pbarra”).
Carreira 1: (de forma contínua) pma em cada corr até completar a volta, encerre com pbx.
Carreira 2: (de forma contínua) pbarra em cada pbase, encerre com pbx 4Carr 3 – 4: igual carr 2
Obs. Finalize a gola com a mesma quantidade de correntes iniciais (a)
CORPO
Carreira 1 (frente): suba 2 correntes, conta como o primeiro ponto, (b)_________pma, corr (marque essa corr com um marcador), (c)_________pma, corr (marque essa corr com um marcador), (b)_______pma, corr (marque essa corr com um marcador), (c)_______pma, corr (marque essa corr com um marcador), fecha com pbx no pt inicial da carr. Vire o trabalho.
Carreira 2 (avesso): deslize para dentro da corr da carr anterior (marcada com o marcador) com pbx, suba 2 correntes (equivale ao primeiro ponto), corr (marque com um marcador), pma no mesmo pbase (= primeiro aumento), *[pma em cada pbase, no vão da corr da carr anterior execute um aum (pma, corr, marque essa corr com um marcador, pma no mesmo pbase), pma (no pbase marcado pelo marcador a carr anterior)], rep * até o final da carr, feche com pbx no primeiro pt da carr. Vire o trabalho. (b)_____________/ (c)______________
Obs. A cada carr aumenta 2 pontos em cada parte, será b+2 e c+2
Carreira 3 (frente): 2 corr (equivale ao primeiro ponto), *[pma em cada pbase, no vão do aum da carr anterior execute um aum (pma, corr, marque essa corr com um marcador, pma no mesmo pbase), pma (no pbase marcado pelo marcador na carr anterior)], rep * até o final da carr, feche com pbx no primeiro pt da carr. Vire o trabalho. (b)________________/ (c)________________
Seguir alternando as carreiras até atingir a altura da cava de acordo com o tamanho escolhido da blusa
Tam P/M
Carr 4 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 5 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 6 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 7 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 8 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 9 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 10 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 11 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 12 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 13 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 14 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 15 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 16 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 17 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 18 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carr 19 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Tam M/G
Carr 20 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carr 21 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carra 22 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Tam G/GG
Carr 23 (frente): igual carr 3 – (b)_______/ (c)_______
Carra 24 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Carra 25 (verso): igual carr 2 – (b)_______/ (c)_______
Corte o fio e execute psimf.
Início da separação das mangas e corpo
– Verifique a carreira que encerrou a primeira parte:
– Carr par (avesso): inicie próxima carr pela frente.
– Carr ímpar (frente): inicie próxima carr pelo avesso.
– Posicionar a peça do lado correto.
– Com a ajuda de um marcador, una as duas cavas para facilitar a continuidade do trabalho.
– Conte os pontos desta carreira e marque abaixo a quantidade equivalente a cada parte da blusa. A quantidade de pontos irá variar de acordo com o tamanho de blusa escolhida.
Frente: (c final) _______ pts
Costas: (c final) _______ pts
Tam P/M
Carreira 1: inserir a agulha no vão do aumento, suba 2 correntes (equivale ao primeiro ponto), (c final) _______ pma em cada pbase, no segundo vão do aumento executar pma, (c final) ________ pma em cada pbase, encerre com pbx no pt inicial da carr. Total: ________ pts
Vire o trabalho.
Carreira 2: 2 corr de subida (equivale ao primeiro ponto), pma em cada pbase até completar a volta, fechar com pbx no primeiro pt da carr. Vire o trabalho.
Carr 3 – 29: igual carr 2
Carr 30: 2 corr de subida (equivale ao primeiro ponto), pma em cada pbase até completar a volta, fechar com pbx no primeiro pt da carr.
Obs. Continue com a barra, veja abaixo.
Tam M/G
Carr 30 – 32: igual carr 2
Carr 33: 2 corr de subida (equivale ao primeiro ponto), pma em cada pbase até completar a volta, fechar com pbx no primeiro pt da carr.
Obs. Continue com a barra, veja abaixo.
Tam G/GG
Carr 33 – 35: igual carr 2
Carr 36: 2 corr de subida (equivale ao primeiro ponto), pma em cada pbase até completar a volta, fechar com pbx no primeiro pt da carr.
Obs. Continue com a barra, veja abaixo.
BARRA
– A confecção pbarra é feita com agulha 3.5 mm
– A construção é circular, ou seja, em carreiras contínuas, sem encerramento de carreira e apenas pelo lado da frente, sem virar o trabalho.
Carreira 1: (de forma contínua) pma em cada pbase até completar a volta, encerre com pbx.
Carreira 2: (de forma contínua) pbarra em cada pbase, encerre com pbx.
Carr 3 – 6: igual carr 2.
Corte o fio e encerre com psimf.
MANGA
Antes de iniciar:
– Verifique a carreira que encerrou a primeira parte:
– Carr par (avesso): inicia próxima carr pela frente.
– Carr ímpar (frente): inicia próxima carr pelo avesso.
– Posicione a peça do lado correto.
– Conte os pontos desta carreira e marque abaixo a quantidade equivalente de cada manga. A quantidade de pontos irá variar de acordo com o tamanho de peça escolhido na tabela.
Manga direita: (b final) _______ pts
Manga esquerda: (b final) _______ pts
Manga direita
Carreira 1: inserir a agulha no ponto abaixo da cava, subir 2 corr (equivale ao primeiro ponto), pma no vão seguinte, (b final) _______ pma em cada pbase, pma no último vão fechar com pbx no primeiro ponto da carr. Vire o trabalho.
Obs.: Como foi acrescentado mais 3 pts, sendo um embaixo da cava e mais dois de cada lado deste ponto, preenchendo os vãos do trabalho, temo um total de pontos na manga de:
(b final) ______ pts + 3 pts = _______pts. Continue com esse total de pontos até o término da manga.
Carreira 2: 2 corr de subida (equivale ao primeiro pt da carr), pma em cada pbase, fechar com pbx no primeiro pt da carr. Vire o trabalho.
Carr 3 – 40: igual carr 2.
Carreira 41: 2 corr de subida (equivale ao primeiro pt da carr), pma em cada pbase, fechar com pbx no primeiro pt da carr.
Obs. Continue com o punho, veja abaixo.
Opcional: Aumente ou diminua a quantidade de carreiras de acordo com o comprimento desejado da manga.
PUNHO
– A confecção do punho é feita com agulha 3.5 mm
– A construção é circular, ou seja, em carreiras contínuas, sem encerramento de carreira e apenas pelo lado da frente, sem virar o trabalho.
– Na primeira carreira do punho são feitas diminuições (cf. execução de diminuição)
– Da segunda carreira em diante do punho, executar o pbarra. (cf. execução do pbarra)
Carreira 1: (de forma contínua) *[pma no primeiro pbase, dim nos dois pbase seguintes], rep * até completar a volta, encerre com pbx.
Carreira 2: (de forma contínua) pbarra em cada pbase, encerre com pbx.
Carr 3 – 6: igual carr 2.
Corte o fio e encerre com psimf.
Repita a confecção da manga esquerda e do punho.
Número de correntes: (a)
Lado 1 equivale ao ombro direito: (b)
Lado 2 equivale a frente: (c)
Lado 3 equivale ao ombro esquerdo: (b)
Lado 4 equivale as costas: (c)
Leave a Reply