Material Utilizado: |
Veja outras receitas de Chapéu de Crochê que vão te inspirar ainda mais. |
PONTOS UTILIZADOS E ABREVIATURAS
am – anel mágico
aum – dois pontos baixos no mesmo ponto
carr – carreira
corr – correntinha
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
pt – ponto
* * – indicam o grupo de pontos a ser repetido
[ ] – total de pontos da carreira.
EXECUÇÃO
TAMANHO
Chapéu para cabeça com 56cm de circunferência. Receita tem instruções para adaptar para outros tamanhos.
TOPO DO CHAPÉU
Veja a videoaula com as instruções para a execução do chapéu. O chapéu é feito em crochê espiral, sem fechar a carreira. A próxima carreira deve ser iniciada sobre o primeiro ponto da carreira anterior. Para não perder a contagem, marque sempre o primeiro ponto da carreira com um marcador de pontos.
CARR 1. 6pb no AM [6 pts]
CARR 2. *aum* x6 [12 pts]
CARR 3. *1pb, aum* x6 [18 pts]
CARR 4. *2pb, aum* x6 [24 pts]
CARR 5. *3pb, aum* x6 [30 pts]
CARR 6. *4pb, aum* x6 [36 pts]
Meça o diâmetro do círculo, conforme indicado na videoaula. Esta é a amostra para regular a tensão da peça e, assim, fazer um chapéu bem estruturado. O diâmetro do círculo deve ter de 6 a 7cm. Caso tenha f icado muito menor, você precisará usar uma agulha de número maior e/ou deixar seus pontos menos apertados. Por outro lado, caso tenha ficado muito maior, você deve usar uma agulha de numeração menor e/ou fazer pontos mais apertados.
Após regular a tensão de acordo com o indicado, continue crochetando o topo do chapéu conforme as instruções a seguir:
CARR 7. *5pb, aum* x6 [42 pts]
CARR 8. *6pb, aum* x6 [48 pts]
CARR 9 em diante. Meça a circunferência da sua cabeça e diminua 2cm. Cresça o topo do chapéu até que a circunferência dele alcance esta medida. Cresça o topo da seguinte forma: a cada carreira acrescente 1pb entre os aumentos.
Para uma cabeça de 56cm, fizemos um topo com 54cm de circunferência. Para isso, fizemos o topo com 15 carreiras. A última carreira ficou com 13 pontos entre os aumentos. Guarde este número.
COPA DO CHAPÉU
A copa do chapéu é a sua lateral.
CARR 1. Faça pb ao redor de toda a carreira, sem aumentos. Marque esta carreira com outro marcador de pontos, conforme demonstrado na videoaula.
CARR 2. Faça uma carreira com aumentos, seguindo a sequência da última carreira do topo, ou seja, acrescente 1pb entre os aumentos. No chapéu de exemplo, finalizamos o topo com 13pb entre aumentos, então nesta carreira faremos 14pb entre aumentos.
CARR 3 em diante. Faça pb ao redor de toda a carreira, sem aumentos. Nesta etapa a lateral do chapéu vai começar a crescer.
Aumente a copa até ela atingir de 8 a 9cm. No exemplo fizemos 16 carreiras no total.
VÍDEO AULA
ABA
Antes de começar a aba, faça 1 carreira de pontos baixíssimos ao redor de toda a peça. Estes pontos devem ficar mais frouxos. Para isso, você pode usar a agulha 5,0mm para fazer esta carreira. Veja na videoaula.
Leave a Reply