Material Utilizado: |
Veja outras receitas de Vestido de Crochê que vão te inspirar ainda mais. |
EXECUÇÃO
Tamanho
Tamanho P/M
54 cm de largura x 73 cm de comprimento
Execução
O vestido é muito simples e composto por apenas 2 retângulos, que ao final são unidos nas laterais e ombros.
Com o auxílio de uma fita métrica tire a circunferência do quadril ou busto (a que for maior) e divida por 2 para encontrar a largura do vestido.
Se desejar uma peça mais ajustada no corpo, considere a medida encontrada e leve em conta que a peça dará uma cedida na largura, mas se você prefere uma peça mais larguinha, sem marcação no corpo, é aconselhável adicionar em torno de 14cm no total (o meu vestido eu fiz essa adição, pois particularmente não gosto de nada muito justo), ou seja, tenho um quadril de 94cm e considerei a medida final de 108cm.
Ao encontrar a largura total, divida-a por 2, ou seja, cada retângulo do vestido terá 54cm de largura.
Vamos trabalhar carreiras com pontos múltiplos de 5 + 2, e antes de começar é necessário que uma amostra seja feita, pois este ponto “encolhe” as correntes, e sem a amostra o seu vestido pode ficar menor na largura.
0) Para a amostra sugiro que faça 18 correntes para trabalhar 17 pontos (15 + 2).
1) Volte inserindo pontos baixos em todas as correntes = 17pb
2 – 5) Suba 3 correntes, pule 2 pontos de base, e no próximo ponto faça 2 pontos altos juntos + 2 correntes + 2 pontos altos, pule 4 pontos de base, e no próximo ponto faça 2 pontos altos juntos + 2 correntes + 2 pontos altos, pule 4 pontos de base, e no próximo ponto faça 2 pontos altos juntos + 2 correntes + 2 pontos altos, pule 2 pontos de base e finalize a carreira com 1 ponto alto = 17 pontos
Feito isso tire a medida da largura da sua amostra e faça a regra de 3.
Por exemplo, a largura da amostra é de 8 cm, e o seu vestido terá 54cm de largura, então:
17 pontos — 8 cm
x pontos — 54 cm
x = (1700 x 9) / 8
x = 114,75, e arredonde para um número múltiplo de 5+2 = 117 pontos
Como referência, o meu vestido que veste P/M, foi feito com 2 retângulos iguais de 58 carreiras de 117 pontos, começados com 118 correntes.
Dadas as devidas orientações iniciais, agora vamos crochetar!
0) Faça 118 correntes soltinhas (ou a quantidade necessária para a sua medida);
1) Volte fazendo pontos baixos em todas as correntes, de preferência insira a agulha na alcinha de trás da corrente = 117 pontos;
2 – 58) Suba 3 correntes, pule 2 pontos de base, e no próximo ponto faça 2 pontos altos juntos + 2 correntes + 2 pontos altos, pule 4 pontos de base, e no próximo ponto faça 2 pontos altos juntos + 2 correntes + 2 pontos altos, pule 4 pontos de base, e no próximo ponto faça 2 pontos altos juntos + 2 corrente + 2 pontos altos, pule 2 pontos de base e finalize a carreira com 1 ponto alto = 117 pontos
IMPORTANTE: assim como informado no gráfico a carreira sempre começa e termina com 1 ponto alto.
Faça quantas carreiras achar necessário e lembre-se que a peça também vai ceder um pouco mais no comprimento.
Finalizado o primeiro retângulo, faça o outro exatamente igual.
Com os dois retângulos finalizados, una as mangas com 3 pontos baixíssimos, e conte 6 leques de fora para dentro e feche os ombros também com 3 pontos baixíssimos, ficando assim uma abertura de 31cm para a cabeça e os ombros a mostra.
Em seguida com um marcador, sinalize o espaço para a passagem dos braços, que no caso deixei com 22 cm, e feche as laterais com ponto baixo. Você pode fechar até o final ou deixar uma fenda lateral de 13 cm.
E para finalizar, engate a agulha nas mangas e faça 6 ou mais carreiras de ponto baixo.
Além de vestido, você também pode usar essa peça como uma saída de praia e até mesmo como blusa se feita num comprimento menor.
Artesã: @dajuhandmade
Leave a Reply