Material Utilizado: |
Veja outras receitas de Colete de Crochê que vão te inspirar ainda mais. |
PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS
carr – carreira
corr – correntinha
pt – ponto
mpa – meio ponto alto
pb – ponto baixo
pbx – ponto baixíssimo
MEDIDAS APROXIMADAS
Tamanho do projeto: G
OBSERVAÇÕES GERAIS
*A carr inicial é feita formando os pts pela terceira alça das corr, nas demais carr os pts são formados pegando pela segunda alça ou alça de trás dos pts.
* A peça é toda tecida no crochê vai e volta, ou seja, finalizando e iniciando as carr. *A costura dos ombros deve ser realizada primeiro para auxiliar na formação do capuz da peça.
*É opcional a realização de pbx ao redor do capuz. Este material complementa a vídeo aula de apoio disponível no vídeo do YouTube no abaixo
VÍDEO AULA
EXECUÇÃO
COLETE
– Inicie com 35 corr e faça 2 corr de subida. Preencha as 30 primeiras corr com mpa e as últimas 5 com pb, formando assim parte de um dos lados da frente o corpo do colete e parte do barrado da nossa peça.
– Siga desta forma por 7 carr.
Obs: Para iniciar as carr no pb faça uma corr de subida, vire o trabalho e faça um pb no mesmo pt de base. Já para inicio de carr no mpa faça duas corr de subida, vire o trabalho, e siga tecendo os pts no ponto seguinte ao das corr conforme mostrado na vídeo aula.
– Feita as 7 carr e com o marcador de pts demarque 15 pts da base do ombro da peça para baixo para formar o local da passagem do braço. Pule este espaço e trabalhe 15 mpa e 5pb por 4 carr.
– Ao subir a 5ª carr, siga tecendo os 5 pb e 15 mpa. Para dar continuidade as costas da peça, faça 15 corr e siga trabalhando os pts normalmente. Repita esta etapa por 22 carr.
– Ao subir a 23ª carr, faça a marcação para a passagem do braço do outro lado da peça e repita o processo para criação do vão por 4 carr. Feito isso, dê andamento criando o outro lado da frente do colete seguindo as orientações explicadas acima.
CAPUZ
– Da base inferior de um dos lados do nosso colete (agora já formado) engate um novo fio e siga tecendo os pts normalmente. Ao chegar na base superior, faça 32 corr e siga tecendo os 67 pts por 4 carr. Corte o fio e arremate.
– Feita as 4 carr iniciais do nosso capuz, faremos mais 4 carr apenas nesta região, sem fixar os pts na base superior do colete. Assista a vídeo aula para entender melhor a produção desta etapa.
– Repita este processo do outro lado da peça.
COSTURA
– Com uma agulha de tapeçaria e utilizando o próprio fio, junte as partes do capuz (conforme mostra a vídeo aula) e siga fazendo uma costura simples (vai e vem) das seguintes áreas: ombros, costas do colete com a base inferior do capuz, parte de trás e superior do capuz.
– Finalizada costura, faremos duas carr a mais apenas na região do capuz para dar mais volume a ele, conforme mostrado no vídeo. Caso queira, você pode finalizar o capuz com acabamento em pbx, mas não é obrigatório.
– Faça todos os arremates e seu colete está pronto! 😉