Material Utilizado: |
Veja outras receitas de Casaco de Crochê que vão te inspirar ainda mais. |
PONTOS EMPREGADOS E ABREVIATURAS
Corrente – Corr.
Carreira – Carr.
Carreira Anterior – ca.
Ponto alto – pa.
Ponto baixo – pb.
Ponto baixíssimo – pbx.
OBSERVAÇÕES
– Essa peça veste um tamanho M grande (lembrando que é um modelo grande – maxi – e unissex).
– Para aumentar ou diminuir a peça faça 6 correntes a mais ou a menos na primeira etapa do trabalho.
Medidas: 71 cm de altura (comprimento)/ 54 cm de largura.
Peça indicada no tamanho M: 103 correntes iniciais, 100 pontos no total
EXECUÇÃO
1ª carr: Carreira inteira de pa. Iniciando o primeiro ponto na 5ª corr. a contar da agulha. Total de 100 pontos. Vire o trabalho.
2ª à 20ª carr: inteiras de pa., sem aumento e sem diminuição. Para iniciar as carreiras ao virar o trabalho faça 1 pb. em seguida 2 corrente no 1º ponto da carr. para simular o 1º ponto.
OBS: Entre as carreiras de pa. foram feitas carreiras de pb. aleatórias que são decorativas e não fazem parte da contagem de carreira.
A sequência de cores utilizadas é: 4 carreiras azuis, 2 carreiras marrons, 1 carreiras amarelas, 5 carreiras vermelhas, 1 carreira verde, 1 carreira de pb decorativa branca, 7 carreiras azuis, 1 carreira de pb decorativa preta.
DIVISÃO DAS PARTES
Abra o trabalho e faça a divisão dos pontos para as duas mangas e costas, sendo:
– 20 pontos para cada frente;
– 2 pontos para cada cava;
– 56 pontos para as costas;
COSTAS
– Não há diminuição na parte das costas. Insira o fio na marcação feita e inicie os pontos.
– São 15 carreiras de pa. no total.
– A sequência de cores utilizadas é: 3 carreiras rosas, 1 carreira de pb decorativa preta, 3 carreiras amarelas, 1 carreira de pb decorativa preta, 2 carreiras marrons, 4 carreiras vermelhas, 1 carreira verde, 1 carreira de pb decorativa branco, 2 azuis.
OBS: as carreiras de pb são apenas decorativas, não fazem parte da contagem de carreiras.
– São duas frentes iguais.
– Insira o fio na marcação e comece a fazer os pontos, não esquecendo de pular os 2 pontos da cava.
– Faça 8 carreiras de pa sem diminuição.
– Inicie as diminuições na 9ª carreira. A partir da carreira 9 as diminuições serão feitas em todas as carreiras até completar as 15 e somente do lado da pala, ou seja, o lado da abertura das mangas não deve ser diminuído. Faça 1 diminuição por carreira.
OBS: as carreiras de pb são apenas decorativas, não fazem parte da contagem de carreiras e não são diminuídas.
COSTURA DOS OMBROS
Costure os ombros com pbx. para uni-las. Para costurar deixe a peça do lado avesso.
MANGAS
– Faça duas peças iguais.
– Vamos trabalhar carreiras de pa. e p.pipoca intercalando com carreiras de pa. simples. As carreiras de p.pipoca quando se repetirem também serão alternadas para mudar a posição das pipocas.
– Do lado direito da peça faça a 1ª carreira de pa e p.pipoca: 5 pa/ 1 p.pipoca de 5 pa/ 5 pa/ 1 p.pipoca de 5 pa, trabalhe nessa sequência até o final da abertura da manga. A carreira deve terminar com o p.pipoca. Feche com pbx. e vire o trabalho.
– A 2ª carreira é inteira de pa.
3ª carr: Intercale a posição do p.pipoca com a carreira de p.pipoca anterior: 2 pa/ 1 p.pipoca de 5 pa./ 5 pa/ 1 p.pipoca de 5 pa./ fazendo a sequência até o final da carreira. A carreira deve terminar com o pa. Feche com pbx. e vire o trabalho.
– Confeccione a manga tecendo esse esquema de trabalho, intercalando as carreiras com 1 carreira de pa simples e modificando a posição das carreiras de p.pipoca. e torná-las mais aparentes na manga.
– Total de 23 carreiras.
Diminuição das mangas: Para obter a abertura ideal das mangas a penúltima e última carreira são inteiras de diminuições.
– Nas carreiras 24 e 25 faça diminuição em todos os pontos, começando do 1º ponto até o último das duas carreiras. Ao final das carreiras a abertura terá aproximadamente 8 centímetros.
– Faça 11 correntes iniciais. Carreira inteira de pb. Iniciando o 1º ponto na 2ª corr. a contar da agulha. Total de 10 pontos.
– Ao chegar na base do punho (na carreira de pb. que foi diminuída) prenda o trabalho com pbx. Vire o trabalho, faça uma corrente e volte trabalhando apenas na 2ª alça das correntes dos pontos para fazer o efeito sanfona do ponto canelado. Quando chegar na ponta (final da carreira) vire o trabalho e repita a sequência fazendo pb. nas 2ª alças dos pontos até chegar novamente na base do punho e prenda com pbx.
– Siga com esse processo por todo o punho, trabalhando somente na 2ª alça das correntes dos pontos, virando o trabalho quando chegar na ponta de fora do punho e prendendo o trabalho na base de dentro com pbx.
Atenção: Pule 1 ponto antes de prender com o pbx. quando necessário para não acumular carreiras.
– Ao finalizar a quantidade de carreiras necessárias costure os lados com pbx. para fechar.
BARRA
– A barra do casaco oversized é feita na parte de baixo onde iniciou todo o processo.
– O trabalho é confeccionado da mesma forma do punho. Do lado direito da peça insira o fio no início, faça 11 correntes e repita todo o processo.
Atenção: Pule 1 ponto e prenda, pule 1 ponto e prenda, para não acumular carreiras.
PALA (PARTE COMPLEMENTAR DAS FRENTES)
– A pala do casaco oversized é feita nas duas partes da frente separadamente.
– O trabalho é confeccionado da mesma forma do punho. Do lado direito da peça insira o fio no início, faça 11 correntes e repita todo o processo. Deixe 3 centímetros da parte superior sem fazer, para receber a gola.
Atenção: Pule 1 ponto e prenda, pule 1 ponto e prenda, para não acumular carreiras.
– Corte o fio e repita o processo do outro lado.
GOLA
– A gola do casaco oversized é confeccionada da mesma forma do punho. Do lado direito da peça insira o fio no início, faça 6 correntes e repita todo o processo.
Atenção: Pule 1 ponto e prenda, pule 1 ponto e prenda, para não acumular carreiras.
– Finalize a peça com o arremate dos fios utilizando a agulha de tapeçaria.
Seu casaco oversized está pronto para você usar e arrasar usando uma peça super estilosa feita por você! Até o próximo projeto!
Vídeos
Parte 1:
Parte 2:
Leave a Reply