| NOTAS   Vamos trabalhar com crochê reto e é interessante o uso de marcadores para não perder nenhum ponto no começo e final de carreira.– Também vamos usar uma agulha um número menor do que a sugerida, no caso aqui usaremos a 5 para deixar a bolsa mais firme. Teste a tensão do teu ponto pra ver qual a agulha mais apropriada.
 EXECUÇÃO– Para começar faça 50 corr + 1 de virada – deixe 20cm de fio e não aperte as corr pois vamos usar o nó de trás e se estiver muito apertado ficará difícil de trabalhar.
 Carr 1) Agora vamos fazer a primeira carreira colocando ponto baixo em cada correntinha – pegando o nó de trás.
 
 
 Carr 2) Atenção: iremos trabalhar todas as próximas carreiras da mesma forma –Vire a peça e faça 1 corr -não esqueça de colocar o marcador – A corr equivale ao 1º ponto. Faça pb em toda a carr, pegando SEMPRE na alça de trás do ponto.Pulo do gato – o último ponto é na correntinha que colocamos o marcador. 3 até 40) Todas as carreiras serão iguais – sempre pegando na alça de trás do ponto e trabalhando pb sobre pb.
 – O segredo para o corpo subir retinho é colocar o marcador em cada ponta e contar os pontos para ver se ainda tem 50 (ou a quantidade que escolher trabalhar) e não esquecer que o primeiro ponto é a correntinha que fazemos ao virar a peça.
 – Quando chegar na 40º carr que é a sugestão de tamanho aqui, finalize com 1 pbx e arremate – deixando 20 cm de fio. Usaremos para costurar as laterais.
 
 – Dobre ao meio o corpo da bolsa e costure as laterais – com cuidado para não repuxar.– Arremate e esconda os fios. Após costurar os dois lados, vire a peça para a costura ficar do lado de dentro.
 
 cada carreira anterior ( atenção, como subimos 40 carr no corpo, agora vamos colocar 1 pb em cada carr, então você deverá ter 40 pontos no lado da frente e 40 pontos no lado de trás – total de 80 pb em toda a volta). 
 – Suba mais 2 carr em, pb. Trabalhe com crochê circular, ou seja, quando chegar no último ponto. o próximo será o 1º ponto da próxima carr. Coloque um marcador para não se perder. Quando chegar na 3º carr ou altura desejada, finalize com 1 pbx e arremate. ALÇA– Vamos fazer uma alça curta.
 – Faça 3 corr + 1 de virada – deixe 20cm de fio ao iniciar
 Carr 1) Ponto baixo em cada correntinha
 Carr 2) Vamos trabalhar com carr de ida e volta – todas as próximas carr serão iguais.
 – Vire a peça e faça 1 corr que já equivale ao 1 ponto + 2 pb – atenção que o último ponto será na corr que fizemos para iniciar, por isso é importante colocar o marcador. Fica mais fácil de visualizar e você não corre o risco de perder ponto. Fazendo assim sua alça ficará retinha
 Sugestão: Faça 56 carr no total. (aprox 40cm)
 – Ao chegar na altura desejada, finalize com 1 pbx e deixe um fio de 20 cm.
 – Você pode costurar a alça direto na bolsa ou num mosquetão. Caso escolha o mosquetão, costure uma meia argola (ou argola) de cada lado da bolsa para prender a alça.
 
 Fechamento: faça um cordão de corr (o tamanho do cordão depende do tamanho da sua bolsa. Sugestão aqui: 80 cm e não esqueça de deixar 20cm de fio ao iniciar e finalizar).– Para dar contraste usei um fio laranja para fazer o cordão – Balloon Amigo cor 2288, mas você pode escolher outra cor que preferir.
 – Passe o cordão de correntinhas pela bolsa.
 – Vamos fazer tassel para dar um acabamento e deixar nossa bag ainda mais charmosa.
 – Corte aproximadamente 30 fios de 30cm e faça um tassel.
 
 POR PAULA PIEGAS DO @PAULA.PIEGAS |