Material:
– 1 novelo do fio Barroco 200g cor 9636
– 1 novelo de Anne 65 na cor 1236
– Missangas de sua preferência na cor verde e amarelo.
– Agulha para crochê nº 3.5
Artesã: Simone Bosich
Execução:
Porta latinha refrigerante.
Começe fazendo 5 correntinhas e feche com ponto baixíssimo.
1 carreira:
Suba 3 correntes e dentro do círculo inicial faça 14 pontos altos já contando com as 3 correntes iniciais e depois feche com ponto baixíssimo.
2 carreira:
Faça agora 2 pontos altos em cada ponto de base da carreira anterior e feche com ponto baixíssimo.
3 carreira:
Agora suba 3 correntes e faça pegando sempre por trás dos pontos de base da carreira anterior, pontos altos sobre pontos altos e depois feche com ponto baixíssimo.
4 carreira:
Agora suba 3 correntes e faça da seguinte maneira:
2 pontos altos em relevo pego pela frente, 2 pontos altos comuns, 2 pontos altos em relevo pego pela frente e 2 pontos altos comuns, intercalando assim até o final da carreira e fechando a mesma com ponto baixíssimo.
Depois nas carreiras seguintes, faça acompanhando os pontos, ou seja, pontos relevos sobre pontos relevos pego pela frente, ponto alto sobre ponto alto.
Siga desta maneira até completar 8 carreiras .
Acabamento:
Depois das carreiras de pontos altos completas, suba 2 correntes e faça um 4 pontos baixos, um em cada ponto de base e no quinto ponto de base faça um ponto picô, siga assim até o final da carreira e feche em ponto baixíssimo.
Porta travessa:
Esta peça é para travessas com as medidas de 19 x 19 cm
Vamos começar esta peça fazendo um square com 5 carreiras.
Será feito um square comum começando com 5 correntinhas iniciais e fazendo o quadrado com 5 carreiras separado por espaços de 2 correntinhas, tanto nas laterais, tanto nos cantos na formação dos leques.
Depois das 5 carreiras prontas fazer assim:
6 carreira:
Subir 3 correntes e pegando sempre por trás dos pontos da carreira anterior da seguinte maneira:
Caminhe com pontos baixíssimos até o primeiro ponto alto seguinte e faça 3 pontos altos , 1 em cada ponto de base da carreira anterior, 2 correntes de separação, novamente 3 pontos altos , um em cada ponto de base da carreira anterior , seguindo assim até o final da carreira e fechando com ponto baixíssimo.
7 carreira:
subir 3 correntes e fazer 1 ponto alto em cada ponto de base da carreira anterior e nos espaços de 2 correntes de separação fazer 2 pontos no mesmo lugar. Quando chegar no espaço com duas correntes de separação nos cantos, onde seria o leque, fazer 3 pontos altos no mesmo lugar.
OBS: fazer somente nos espaços dos cantos onde seria o leque, 3 pontos altos no mesmo lugar, no restante da carreira fazer apenas 2 pontos altos no espaço de 2 correntes e depois fechar com ponto baixíssimo.
8 carreira:
Subir 3 correntes e fazer da seguinte maneira:
2 pontos altos comuns, 2 pontos altos em relevo pego por trás, 2 pontos altos comum, 2 pontos altos em relevo pego por trás e seguir assim até o final da carreira e fechar com ponto baixíssimo.
9 carreira:
Suba 3 correntes e faça agora acompanhando os pontos da carreira anterior, ou seja ( pontos altos sobre pontos altos e ponto alto em relevo pego pela frente sobre ponto alto em relevo pego pela frente e no final da carreira feche com ponto baixíssimo).
10 carreira:
Da mesma maneira que a carreira anterior.
11 carreira:
Suba 3 correntes e faça 2 pontos altos, 2 correntes, pule 2 pontos de base da carreira anterior e faça mais 2 pontos altos, um em cada ponto de base e siga assim até o final da carreira e feche com ponto baixíssimo. ( Esta carreira é como se fosse um passa fita)
Faça um cordão com 4 fios Anne do tamanho que dê para passar por toda a volta da peça, ( no passa fitas) coloque este cordão na peça pronta e enfeite com missangas da maneira que desejar…em verde e amarelo é claro.
Leave a Reply