Criação e Desenvolvimento Miriam Nakuti
Materiais:
– Fio Trenza Collection Sensações cor 0928 – Marrom
– Fio Sensação: 01 novelo na cor 1284 – mesclada
– Agulha para costura Tapestry nº 13
– Fita métrica / Tesoura / 2 botões
Execução:
Arrematando a Trenza
Corte a Trenza no sentido da largura (fig.1). Limpe o excesso de fios soltos entre os pontos (fig.2). Puxe o fio que dá continuidade à trama por aproximadamente 10 cms (fig.2). Coloque-o numa agulha de costura e passe-o por dentro de todos os pontos soltos da circunferência da Trenza (fig.3 ). Dê um nó e introduza o fio por dentro da tira e saia um pouco mais abaixo. Corte o fio bem rente (fig. 4). O mesmo procedimento deve ser seguido para fazer o arremate no final de uma tira.
RESUMO
Gola:. Esta gola foi formada pela união de tiras da Trenza cor 0928 com pontos de croche feitos com o fio Sensação cor 1284. A peça com formato retangular mede 90 cms de comprimento por 30 cms de largura.
PASSO A PASSO
Pegue uma tira da Trenza cor 0928 puxe o fio que dá continuidade à trama e faça alguns rolinhos com o fio para usar na costura de união. Pegue a mesma tira, arremate somente a ponta inicial (figs.1 a 4). Com agulha de croche e o fio Sensação cor 1284 inicie nesta tira a primeira carreira de croche. A base para a carreira em croche deve ser o ponto meia da lateral da tira da Trenza.
Passo 1
Amarre o fio 1284 no primeiro ponto da tira da Trenza, suba três correntinhas (equivale a um ponto alto) No próximo ponto meia da tira faça outro ponto alto. Estes dois pontos altos formarão a borda. Pule 2 pontos da tira e no próximo ponto faça 2 pontos altos, 2 correntinhas, 2 pontos altos (formando um leque). Pule 3 pontos da tira e faça novo leque, pule mais 3 pontos e novo leque e assim sucessivamente até atingir 90 cms. Pule 2 pontos e repita a borda com 2 pontos altos. Agora sim corte a tira uns 2,5 cms a frente puxe o fio até o último ponto da borda em croche e arremate.
Fig. 5
Passo 2
Pegue a continuação da tira da Trenza, arremate a ponta e repita o mesmo procedimento da primeira tira, com a diferença que será feita a união com a primeira no decorrer do croche. Quantdo for fazer os 2 pontos altos da borda, para finalizar o ponto introduza antes a agulha nos pontos de borda da tira anterior. Pule 2 pontos da tira, no próximo faça os 2 pontos altos do leque, faça uma correntinha, introduza a agulha no centro do leque da tira anterior fechando um ponto baixíssimo, faça 1 correntinha e 2 pontos altos no mesmo espaço (fig.5) pule 3 pontos da tira e repita até terminar de unir as 2 tiras. Arremate.
Repita os passos 1 e 2 mais 2 vezes. Agora pegue a tira da Trenza, não arremate a ponta (irá uni-la no final). Costure-a ao redor da peça. Na lateral pregue-a nos pontos do arremate e no comprimento una-a aos pontos da outra tira da trenza (fig.6 e 7)
Em uma das laterais distribua 4 casas usando a tira que está sendo unida. As duas das pontas faça com a curvatura da tira que vem sendo unida pulando 3 pontos dela e nenhum da peça. As outras duas casas centrais faça na direção da tira da Trenza, também pulando 3 pontos da tira que vem sendo unida. No encontro das 2 extremidades. Una conforme (figs 8 a 11)
Unindo duas extremidades da tira da Trenza:
Fazendo o Ponto Alto:
Lace, puxe, através do ponto de base, 3 laçadas na agulha
Puxe a agulha através das 3 laçadas na agulha = 1 laçada na agulha
Dicas:
– Sempre corte o fio com alguns cms a mais do que o pedido na receita, deixando para corrigir no final.
– De preferência corte as 2 extremidades apenas da primeira tira do trabalho. As demais a serem unidas corte e arremate no final da união. Evitando assim sobras ou que o trabalho fique mais curto do que a receita pede.
– No caso de trança, cada metro da tira da Trenza resultará em aproximadamente 70 cms da trama trançada, variando conforme a tensão do trançado.
😆 ADOREI, ESTOU ENCANTADA.PARABÉNS PELO PASSO À PASSO.
ôpa Peça criada por mim. Pena que vocês não dão o devidos créditos
para as tricoteiras e crocheteiras que dão um duro danado para divulgar os
fios que são vendidos através das peças que são criadas e suas receitas desenvolvidas por elas.
Abraços
Miriam Nakutis
Olá Miriam. Nos desculpe, pois foi uma falha na hora que editamos para nosso blog. A Aslan nos autorizou publicar as receitas da forma como estão no site deles, essa falhamos… Mas já corrigimos! Obrigado e parabéns pelo trabalho, essa gola fez um sucesso!!!
😉 😉
🙂 Gostei muito das receitas.Parabens! Marilene..Espero outras sugestões para o verão.
Sou artesã adorei a gola e receitas.
Diferente e bonito!! Vou fazer!! Obrigadapor dividirem essas coisas tãolindas conosco!!
maravilhosa a gola ! parabéns pela criação.
Adorei, tenho novelos desta lã e vou tentar fazer o trabalho. Obrigada pelo passo a passo.