Scrapbook – A arte de Guardar Memórias

By Bazar Horizonte 8 anos ago
Home  /  Artesão por Profissão  /  Scrapbook – A arte de Guardar Memórias

Scrapbook, A arte de Guardar Memórias

Recordar é viver, já diria o ditado. E guardar memórias sempre foi uma prática que fez parte da vida das pessoas. Há um tempo atrás, meninas faziam diários que começavam pequenos, e terminavam enormes, com as mais variadas lembranças: desde papeis de bala, ingressos de cinema a cartões postais e cartas.

Os álbuns de fotografia com película foram popularizados e os cadernos descreviam acontecimentos inesquecíveis, repletos de relatos dos amigos que passavam pelo caminho. E foi esse prazer pela descrição e composição de memórias que originou a arte do scrapbook.

Um dos mais famosos scrapbooks do mundo foi desenvolvido por William Granger em 1769, e contava a história da Inglaterra, seguida de ilustrações feitas pelo próprio autor. Quando lançou a segunda edição, William acrescentou algumas páginas em branco, para que os leitores também pudessem interagir com o conteúdo do livro da maneira que quisessem.

Após esse período, entre o século XIX e XX fenômenos como o surgimento da impressão colorida, dos cromos, uma oferta maior de papeis e o avanço de técnicas como a gravação, tipografia e litografia, a prática foi ganhando forma, enquanto os livros de amizade surgiam e se popularizavam, principalmente, entre as mulheres.

Em 1845, especificamente, o termo The Scrapbook foi designado como um hobby que consistia em utilizar um livro em branco para guardar memórias, através de fotografias, colagens, desenhos e recortes de jornal. E, finalmente, com o avanço da fotografia o scrapbook tomou a forma mais parecida como conhecemos hoje.

Guardar memórias e contar histórias de maneira criativa: essa é a proposta do scrapbook

scrapbook

scrapbook-1

De volta ao nosso tempo, a arte do scrapbook cresceu e se profissionalizou. O que levou a indústria de materiais desse segmento a ampliar suas ofertas e desenvolver produtos cada vez mais sofisticados, e, consequentemente, resultar em trabalhos mais elaborados.

Hoje, o que vemos são tanto artesãos que produzem os mais variados formatos de peças para a venda, quanto entusiastas dedicados, que detalham momentos importantes por meio de recortes, fotos, adesivos , cordões, carimbos, papeis e uma infinidade de materiais que expressem sua criatividade e representem o momento.

Por onde começar um scrapbook?

Primeiramente, defina o tema que você pretende criar. Dessa maneira será mais fácil de escolher layout, materiais, cores e etc. Existem muitos modelos de álbum para esses trabalhos, que você pode ir acrescentando as folhas de refil conforme quiser aumentar a sua história. Além disso, você também pode criar o seu próprio scrapbook personalizado, com folhas individuais, unidas por argolas.scrapbook-2

Um bom layout é composto principalmente por uma foto e alguns elementos relacionados. Título, texto e foto devem ser distribuídos conforme sua criatividade. Uma dica extra é sempre colar as fotos, figuras ou outros apliques com cola acid free  que evita os tons amarelados que se formam com o tempo e preservam seu álbum por mais tempo.

Você precisa de alguns materiais básicos para você começar seu scrapbook

A partir disso é só você juntar os materiais que mais combinarem com o seu projeto e ir se dedicando e se divertindo ao seu scrapbook. Se você quiser saber mais sobre os materiais para começar seu scrapbook, assista ao vídeo:

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=Ghm7Ntwwjqc[/embedyt]

scrapbook-blog

Que tal ver esses itens no Bazar Horizonte?
Category:
  Artesão por Profissão
this post was shared 0 times
 300
About

 Bazar Horizonte

  (4466 articles)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com