COMO FAZER CROCHÊ

Por Bazar Horizonte 2 anos atrásNenhum comentário
Home  /  Artesão por Profissão  /  COMO FAZER CROCHÊ

Crochê criativo pra conhecer e se inspirar

como-fazer-crochê

Foto e fonte: Bored Panda (http://bit.ly/1QYjJfn)

Existem muitas teorias para o surgimento do crochê. Uma delas é a de que trata-se de uma técnica de costura chinesa inspirada em uma primitiva forma de bordado difundida no Oriente Médio. Outra, sugere que a técnica tenha surgido na Arábia, trazida pelas rotas comerciais do Mediterrâneo. E mais uma, ainda, nos leva a indícios posteriores, que relatam o uso do crochê em adornos de rituais de puberdade na América Latina.

Com sua difusão, por meio da francesa Eleonore Riego de la Branchardiére, a primeira a publicar em livro com padrões que pudessem ser copiados e, o crochê foi ganhando espaço no mundo todo, principalmente entre as mulheres.

A palavra crochê tem origem no francês medieval e seu significado é associado a uma espécie de gancho

E assim, foi evoluindo em sinergia com a humanidade. Aquele tempo em que o crochê limitava-se a colchas e cachecóis ficou no passado. Hoje, além desses clássicos, observamos verdadeiras artistas criarem peças inusitadas, que esbanjam criatividade e expressividade.

Das lendas marinhas, para a diversão das crianças

A criatividade não tem limites. E para a artesã estrangeira Melanie Campbell o crochê foi só uma técnica para provar isso. Com uma doçura incomparável essa artista mostra como fazer crochê criativo. Inspirada nos mitos marítimos, mas principalmente pelo fascínio das crianças pelas sereias, ela criou uma série de caudas, perfeitas para que elas pudessem se divertir e imergir nesse universo aquático, não só no verão, mas também no inverno.

Utilizando linhas coloridas ela criou a coleção Mermaid Tail Blankets, e passou a vender como um dos mais belos trabalhos de sua marca, a CassJamesDesigns, por cerca de US$200. O resultado são peças doces e carismáticas, que despertam até o desejo de adultos, e mostram que com criatividade e dedicação é possível desenvolver trabalhos inusitados e ainda, faturar um bom dinheiro com isso.

Hoje em dia o crochê apresenta novos formatos cheios de criatividade, inusitados e inspiradores

Crochê também é arte de rua

Aqui no Brasil, na cidade de São Paulo, a designer editorial Karen Bazzeo também mostrou seu amor pelo crochê de uma maneira inusitada. A artista resolveu trocar as tintas pelas linhas, e criar seu próprio ateliê, o DoloreZ CrocheZ , para desenvolver trabalhos para, nada mais, nada menos, espalhar manifestações artísticas pelos muros da cidade.

Inspirando transformações artísticas e sobretudo motivando o aproveitamento dos espaços públicos, Karen, que aprendeu a crochetar com a mãe quando criança, encontrou em seu projeto uma forma de dar um novo sentido à sua vida profissional , tornando o crochê protagonista de seus trabalhos.

Hoje, a jovem espalha sua arte pela cidade, participa de exposições e ações ecológicas e produz cenários inovadores utilizando o crochê. É mais um exemplo tão próximo de nós que deve ser aplaudido e valorizado, tanto pela iniciativa, quanto pela forma.

como-fazer-crochê_1

como-fazer-crochê_2

Foto e fonte: Follow The Colors (http://bit.ly/1Tb4ijP)

croche-e-trico-blog

Você pode gostar também:

Categoria:
  Artesão por Profissão
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 400
Sobre

 Bazar Horizonte

  (2255 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

Comente

Your email address will not be published.

Ebook 5 Receitas

Receba direto no seu email um eBook com 5 receitas surpreendentes.
Email
Nome
Cadastro 100% Seguro ;)