Profissão Artesanato: Dicas básicas para quem está entrando no mercado.

Por Bazar Horizonte 2 anos atrás1 Comment
Home  /  Artesão por Profissão  /  Profissão Artesanato: Dicas básicas para quem está entrando no mercado.

clones5

Você resolveu tornar seu hobby profissão ou está pensando no assunto?

Ao começar a vender suas peças, você já não é mais só uma artesã, é também uma vendedora, uma empresária. Surgem novas coisas com as quais você precisa saber lidar. Por isso, o Bazar Horizonte decidiu fazer uma série de posts para ajudar você nesse novo momento.

Nossas primeiras dicas são a base do que você precisa saber sobre marketing, para divulgar melhor seu produto, definir seus preços e pensar qual a melhor forma de atender seu público.

  1. Onde você irá vender?
    Defina a área geográfica que você pretende atender, se seu produto será vendido de porta em porta, na sua casa, em comércios locais ou se as pessoas poderão comprar de qualquer lugar pela internet.
  2. Quem é seu público?
    Quem compra seus produtos é na maioria mulheres ou homens? Jovens ou adultos? Gostam mais de alguma cor, material ou estética específica? É importante ir percebendo esses comportamentos para poder oferecer produtos mais adequados às necessidades de seus compradores.
  3. Reserve um dinheiro para comunicação.
    Separe uma parte dos seus lucros para divulgar seu trabalho e produtos. Cartões de visita, folders, faixas, santinhos, qualquer coisa que faça mais pessoas conhecerem o que você faz.
  4. Estabeleça um preço competitivo.
    Não adianta ter um preço muito alto que não venda nem um muito barato que não dê lucros. Veja o quanto você gasta para produzir cada peça, e nisso está incluso não só material, mas também suas horas de trabalho, energia elétrica, água, aluguel, comunicação e outros gastos que você venha a ter. Dilua nos seus produtos esses custos e não esqueça, claro, de adicionar sempre sua margem de lucro.
  5. Pense a longo prazo.
    Às vezes, demora um tempo para o seu negócio decolar. Não desanime. No começo você possivelmente vai gastar bastante dinheiro para fazer estoque, começar a divulgação e investir em ferramentas e materiais. Mesmo se as vendas iniciais não estiverem cobrindo esses custos, se planeje para que nos próximos meses esse prejuízo diminua e os frutos comecem a surgir.

O que achou das dicas, ajudaram o seu negócio? Deixe seu comentário e fique ligada em nosso blog para mais informações sobre o mundo do artesanato.

 

Você pode gostar também:

Categoria:
  Artesão por Profissão
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 000
Sobre

 Bazar Horizonte

  (2285 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

One Comment

Comente

Your email address will not be published.

Ebook 5 Receitas

Receba direto no seu email um eBook com 5 receitas surpreendentes.
Email
Nome
Cadastro 100% Seguro ;)