Tapete Para Árvore de Natal – Fio Família

Por Bazar Horizonte 3 anos atrás2 Comments
Home  /  Receitas de Crochê  /  Tapete Para Árvore de Natal – Fio Família

200px

 

MATERIAL:

PINGOUIN FAMÍLIA (usado duplo) – 4 novelos de cada uma das cores: 314 (tomate) e 1673 (amazônia); 2 novelos na cor 004 (cru), sobras de fio nas cores branco e preto; ag. para crochê com 3,5 mm e 5 mm; fita de cetim estreita; miçangas; ag. de tapeçaria para bordar.

 

 

 

 

600px

PONTOS EMPREGADOS: Correntinha (corr.) Ponto Baixíssimo (p.bx.) – introduzir a ag., 1 laç., puxar o p. e passá-lo diretamente no p. da ag. Ponto Baixo (p.b.) – introduzir a ag., laç., puxar o p. e com outra laç. rem. todos os p. Ponto Alto (p.a.) – 1 laç., introduzir a ag. e puxar o p., 1 laç., rem. 2 p. e com outra laç. rem. todas as laç. na ag. Barra de Ponto Baixo em Relevo – trabalhar em p.b., introduzindo a ag. somente na alça de trás do p. correspondente da carr. anterior.

AMOSTRA: um quadrado de 10 cm em barra de p.b. em relevo, com fio duplo e a ag. com 5 mm = 13 p. x 13 carr.

EXECUÇÃO
Obs.: A peça é feita com fio duplo e ag. com 5 mm.
O tapete é formado por 8 motivos triangulares unidos entre si, sendo 4 motivos na cor tomate e 4 motivos na cor amazônia.
Motivo Triangular – Começar com 20 corr., mais 1 corr. para virar. Trabalhar 1 carr. em p.b. Depois trabalhar em barra de p.b., e ao mesmo tempo, aumentar de cada lado 4 p. de uma só vez, obtendo 28 p. Em seguida, continuar trabalhando em barra de p.b. dim. de cada lado, cada 3 carr. 1 p.b. (10 v.). Rem. o fio.

Guirlanda – Com o fio na cor Amazônia usado simples e a ag. com 3,5 mm, começar com 20 corr. e unir com 1 p.bx. na 1ª corr. para formar um anel. Trabalhar em carr. circulares da seguinte maneira: 1ª carr.: 1 corr. inicial, 22 p.b. no anel, 1 p.bx. na corr. inicial. 2ª carr.: 1 corr. inicial, * 1 p.b. no p.b. sguinte, 2 p.b. no p.b. seguinte *; repetir de * a * a volta toda, terminando com 1 p.bx. na corr. inicial. Rem. o fio. Aplicar miçangas e um lacinho de fita para decorar.

Boneco de Neve – É formado por dois círculos brancos, o chapéu e o cachecol. Corpo – Com o fio na cor branco usado simples e a ag. com 3,5 mm, começar com 5 corr. e unir com 1 p.bx. na 1ª corr. para formar um anel. Trabalhar em carr. circulares da seguinte maneira: 1ª carr.: 1 corr. inicial, 8 p.b. no anel, 1 p.bx. na corr. inicial. 2ª carr.: 1 corr. inicial, * 1 p.b. no p.b. seguinte, 2 p.b. no p.b. seguinte * ; repetir de * a * a volta toda, 1 p.bx. na corr. inicial. 3ª carr.: 1 corr. inicial, * 1 p.b. em cada um dos 2 p.b. seguintes, 2 p.b. no p.b. seguinte * ; repetir de * a * a volta toda, 1 p.bx. na corr. inicial. 4ª carr.: 1 corr. inicial, * 1 p.b. em cada um dos 3 p.b. seguintes, 2 p.b. no p.b. seguinte * ; repetir de * a * a volta toda, 1 p.bx. na corr. inicial. 5ª carr.: 1 corr. inicial, * 1 p.b. em cada um dos 4 p.b. seguintes, 2 p.b. no p.b. seguinte * ; repetir de * a * a volta toda, 1 p.bx. na corr. inicial. 6ª carr.: 1 corr. inicial, * 1 p.b. em cada um dos 5 p.b. seguintes, 2 p.b. no p.b. seguinte * ; repetir de * a * a volta toda, 1 p.bx. na corr. inicial. Rem. o fio.

Cabeça – Trabalhar como o corpo, somente da 1ª à 4ª carr. Chapéu – com o fio na cor preto, começar com 9 corr., mais 1 corr. para virar. Trabalhar 1 carr. em p.b., depois rem. de cada lado 2 p. e continuar trabalhando sobre os 5 p. centrais por mais 2 carr. Rem. o fio. Cachecol – Com o fio na cor tomate, trabalhar em corr por 15 cm e depois 1 carr. em p.b. Rem. o fio. Montar o boneco unindo a cabeça ao corpo. Depois unir o chapéu no topo da cabeça. Passar o cachecol no pescoço do boneco e dar um nozinho. Bordar os olhos e a boca.

Árvore – Com o fio na cor amazônia usado simples e a ag. com 3,5 mm, começar com 15 corr., mais 1 corr. para virar. Trabalhar em p.b. dim. de cada lado, cada carr. 1 p. (3 v.). Depois trabalhar 1 carr. sobre os p. restantes. Em seguida aum. de cada lado 3 p. de uma só vez e trabalhar 1 carr. em p.b. sobre todos os p. em seguida dim. de cada lado, cada carr. 1 p. (3 v.). Em seguida aum. de cada lado 2 p. de uma só vez e trabalhar 1 carr. em p.b. sobre todos o p. obtidos. Depois dim. de cada lado, cada carr. 1 p. até restar 1 p. Rem. o fio.

MODO DE ARMAR
Unir os 8 motivos como mostra o molde, alternando as cores e deixando a abertura como indicado (não unir o 1º ao 8º motivo). Para fazer a união, trabalhar com o fio na cor cru, fazendo ao longo das laterais correspondentes de cada motivo * 1 p.b. no primeiro motivo, 1 corr., 1 p.b. no 2º motivo, 1 corr. * ; repetir de * a * até o final. Rem. o fio. Trabalhar dessa maneira sucessivamente até formar a peça. Com o fio na cor cru, trabalhar 1 carr. em p.b. uniformemente contornando toda a peça, inclusive a abertura. Depois trabalhar o biquinho a volta toda. Aplicar os motivos decorativos (guirlanda, boneco de neve e árvore) sobre motivos triangulares alternadamente.

grafico-tapete-para-arvore-de-natal1

Você pode gostar também:

Categoria:
  Receitas de Crochê
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 100
Sobre

 Bazar Horizonte

  (2206 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

2 Comments

Comente

Your email address will not be published.

Ebook 5 Receitas

Receba direto no seu email um eBook com 5 receitas surpreendentes.
Email
Nome
Cadastro 100% Seguro ;)