Receita: Gola – Fio Trenza Collection Sensações

Por Bazar Horizonte 5 anos atrás9 Comments
Home  /  Receitas de Crochê  /  Receita: Gola – Fio Trenza Collection Sensações

Criação e Desenvolvimento Miriam Nakuti

Materiais:

Fio Trenza Collection Sensações cor 0928 – Marrom

Fio Sensação: 01 novelo na cor 1284 – mesclada

Agulha para costura Tapestry nº 13

Agulha de crochê  nº 4

Fita métrica  /  Tesoura  /  2 botões

 

 

 

Execução:

Arrematando a Trenza

 

Corte a Trenza no sentido da largura (fig.1). Limpe o excesso de fios soltos entre os pontos (fig.2). Puxe o fio que dá continuidade à trama por aproximadamente 10 cms (fig.2). Coloque-o numa agulha de costura e passe-o por dentro de todos os pontos soltos da circunferência da Trenza (fig.3 ). Dê um nó e introduza o fio por dentro da tira e saia um pouco mais abaixo. Corte o fio bem rente (fig. 4). O mesmo procedimento deve ser seguido para fazer o arremate no final de uma tira.

 

RESUMO 

Gola:. Esta gola foi formada pela união de tiras da Trenza cor 0928 com pontos de croche feitos com o fio Sensação cor 1284. A peça com formato retangular mede 90 cms de comprimento por 30 cms de largura.

 PASSO A PASSO

 Pegue uma tira da Trenza cor 0928 puxe o fio que dá continuidade à trama e faça alguns rolinhos com o fio para usar na costura de união. Pegue a mesma tira, arremate somente a ponta inicial  (figs.1 a 4). Com agulha de croche e o fio Sensação cor 1284 inicie nesta tira a primeira carreira de croche. A base para a carreira em croche deve ser o ponto meia da lateral da tira da Trenza.

Passo 1

Amarre o fio 1284 no primeiro ponto da tira da Trenza, suba três correntinhas (equivale a um ponto alto) No próximo ponto meia da tira faça outro ponto alto. Estes dois pontos altos formarão a borda. Pule 2 pontos da tira e no próximo ponto faça 2 pontos altos, 2 correntinhas, 2 pontos altos (formando um leque). Pule 3 pontos da tira e faça novo leque, pule mais 3 pontos e novo leque e assim sucessivamente até atingir 90 cms. Pule 2 pontos e repita a borda com 2 pontos altos. Agora sim corte a tira uns 2,5 cms a frente puxe o fio até o último ponto da borda em croche e arremate.

 

Fig. 5

 

Passo 2

Pegue a continuação da tira da Trenza, arremate a ponta e repita o mesmo procedimento da primeira tira, com a diferença que será feita a união com a primeira no decorrer do croche. Quantdo for fazer os 2 pontos altos da borda, para finalizar o ponto introduza antes a agulha nos pontos de borda da tira anterior. Pule 2 pontos da tira, no próximo faça os 2 pontos altos do leque, faça uma correntinha, introduza a agulha no centro do leque da tira anterior fechando um ponto baixíssimo, faça 1 correntinha e 2 pontos altos no mesmo espaço (fig.5) pule 3 pontos da tira e repita até terminar de unir as 2 tiras. Arremate.

Repita os passos 1 e 2 mais 2 vezes. Agora pegue a tira da Trenza, não arremate a ponta (irá uni-la no final). Costure-a ao redor da peça. Na lateral pregue-a nos pontos do arremate  e no comprimento una-a aos pontos da outra tira da trenza (fig.6 e 7)

 

Em uma das laterais distribua 4 casas usando a tira que está sendo unida. As duas das pontas faça com a curvatura da tira que vem sendo unida pulando 3 pontos dela e nenhum da peça. As outras duas casas centrais faça na direção da tira da Trenza, também pulando 3 pontos da tira que vem sendo unida. No encontro das 2 extremidades. Una conforme (figs 8 a 11)

 

Unindo duas extremidades da tira da Trenza:

 

Fazendo o Ponto Alto:

Lace, puxe, através do ponto de base, 3 laçadas na agulha

Puxe a agulha através das 3 laçadas na agulha = 1 laçada na agulha

 

Dicas:

 

–  Sempre corte o fio com alguns cms a mais do que o pedido na receita, deixando para corrigir no final.

 

–  De preferência corte as 2 extremidades apenas da primeira tira do trabalho. As demais a serem unidas corte e arremate no final da união. Evitando assim sobras ou que o trabalho fique mais curto do que a receita pede.

 

–  No caso de trança, cada metro da tira da Trenza resultará em aproximadamente 70 cms da trama trançada, variando conforme a tensão do trançado.

 

 

Você pode gostar também:

Categoria:
  Receitas de Crochê
esse texto foi compartilhado 0 vezes
 000
Sobre

 Bazar Horizonte

  (2012 artigos)

O Bazar e Papelaria Horizonte LTDA é uma tradicional loja de artigos para artesanato, papelaria e informática de São Paulo. Fundado em 1980, a empresa conta com duas unidades na cidade de São Paulo, atuando também no comércio eletrônico, representado pelo www.bazarhorizonte.com.br.

9 Comments

Comente

Your email address will not be published.

Ebook 5 Receitas

Receba direto no seu email um eBook com 5 receitas surpreendentes.
Email
Nome
Cadastro 100% Seguro ;)